Coordenadora regional do Sint-IFESGO – Catalão e dirigente da CTB Goiás participa do encontro como única representante goiana, fortalecendo a voz do interior e das mulheres no debate sobre os desafios do mundo do trabalho: “Sou a única representante de Goiás, vindo do interior, da cidade de Catalão e mulher.”
Teve início na terça-feira (27/01), em Salvador (BA), o Curso Internacional de Formação Política e Sindical da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Até sábado (31/01), a atividade reúne dirigentes e lideranças sindicais do Brasil e de outros países para uma jornada de formação, debates e troca de experiências. O Sint-IFESGO marca presença por meio de Simonne Ribeiro, coordenadora regional do sindicato em Catalão, TAE da UFCAT e secretária da CTB Goiás responsável pela pasta da Mulher Trabalhadora, que participa como única representante de Goiás no encontro.
O curso acontece no Espaço de Eventos do Ginásio dos Bancários, localizado na Ladeira dos Aflitos, s/n, na região central de Salvador, e reafirma o compromisso da CTB com o fortalecimento da organização sindical, da consciência política e da luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora.
A participação de Simonne Ribeiro tem significado especial para o movimento sindical goiano e para o Sint-IFESGO. Mulher e vinda do interior, do município de Catalão, Simonne leva ao espaço de formação nacional e internacional as experiências e os desafios vividos nas bases e nos territórios fora dos grandes centros, contribuindo para ampliar a representatividade e qualificar o debate sobre organização, direitos e estratégias de enfrentamento no atual cenário do trabalho.
Em um contexto marcado por transformações econômicas, tecnológicas e geopolíticas, o Curso Internacional de Formação Política e Sindical da CTB concentra discussões sobre temas que têm impacto direto na vida da classe trabalhadora e no cotidiano das entidades sindicais. Estão previstos painéis e debates sobre redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1, inteligência artificial e o poder das Big Techs, meio ambiente, energia e transição justa, sindicalismo internacional, China, planificação, produtividade e soberania, além de reflexões sobre mulheres, trabalho e emancipação, e o Sistema Financeiro Nacional e o papel do Estado.
A agenda também fortalece a formação como instrumento de preparação de quadros, ampliação da leitura crítica de conjuntura e desenvolvimento da capacidade de intervenção política e social das lideranças sindicais, com foco em um projeto de desenvolvimento com justiça social, democracia e soberania.
Ao destacar sua presença no encontro, Simonne reforça a dimensão política e representativa da participação goiana:
“Sou a única representante de Goiás, vindo do interior, da cidade de Catalão e mulher.”
Confira abaixo a programação do Curso Internacional de Formação Política e Sindical da CTB 2026:
PROGRAMAÇÃO (CTB – 2026)
27/01 (terça-feira) — Conjuntura e desafios do sindicalismo
Manhã (9h–12h30): Nivaldo Santana e João Campos
Tarde (14h–17h): Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1: o tempo como direito — Deputada Daiana Santos e Tadeu Alencar Arrais
28/01 (quarta-feira) — Meio ambiente, energia e transição justa
Manhã (9h–12h30): Prof. Daniel Araújo Sombra Soares e Deyvid Bacelar
Tarde (14h–17h): Big Techs e Inteligência Artificial — Renata Mielli
29/01 (quinta-feira) — Sindicalismo internacional
Manhã (9h–12h30): Ernesto Trigo e Lúcia Maia
Tarde (14h–18h): China: planificação, produtividade e soberania — Elias Jabbour
30/01 (sexta-feira) — Mulheres, trabalho e emancipação
Manhã (9h–12h30): Kátia Branco e Daniele Costa
Tarde (14h–17h): Debate sobre a complexidade do mundo do trabalho — Prof. Dr. Maurício de Melo Teixeira Branco e Augusto Vasconcelos
31/01 (sábado) — Sistema Financeiro Nacional e o papel do Estado
Manhã (9h–12h30): Nuno Teles
A presença de Simonne Ribeiro no Curso Internacional da CTB reafirma a importância de ampliar a participação do interior do país, das mulheres e das bases sindicais nos processos de formação e na construção de estratégias diante dos desafios do mundo do trabalho. Para Goiás, trata-se de uma representação que fortalece a atuação sindical e amplia o diálogo com experiências nacionais e internacionais do movimento dos trabalhadores.
Acompanhe os canais oficiais do Sint-IFESGO para novos conteúdos sobre a participação no curso e os principais temas debatidos ao longo da semana. Siga, curta e compartilhe as publicações do sindicato nas redes.
#sintifesgo #ctbfasubra #TAE #CursoDeFormaçãoCTB2026 #Política #MovimentoSindical







