SIASS QUEBRA ACORDO FEITO NA COMISSÃO DE INSALUBRIDADE*

02/12/2013
02/12/2013

O SINT-IFESgo se reuniu hoje, dia 02 de dezembro, às dez horas, com os trabalhadores da Biblioteca Central. O motivo do encontro foi o anúncio do corte do adicional de insalubridade daqueles trabalhadores. 

A comunicação da emissão de laudos técnicos contendo a informação de que as atividades realizadas pelos trabalhadores da biblioteca da UFG não fazem jus  ao adicional de insalubridade, causou grande indignação. A decisão desrespeita o acordo feito entre a Comissão de Insalubridade e a direção do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor – SIASS.

O acordo foi no sentido  da não emissão de laudos até a apreciação do parecer da Comissão de Insalubridade, nomeada pelo Consuni que tem como objetivo: Estudos quanto à aplicação das normas em vigor pertinentes aos adicionais de insalubridade e periculosidades nos ambientes de trabalho da UFG.

Os laudos foram entregues no dia 26 de novembro, em uma reunião entre os técnico-administrativos dessa unidade e integrantes da equipe do (SIASS). Para o Sint-IFESgo, além da quebra do acordo, na emissão dos laudos não foram considerados a presença de agentes biológicos nocivos à saúde humana, além de estar na contramão da defesa da saúde do trabalhador, o que deveria ser objetivo principal do SIASS. A exposição contínua a fungos e as bactérias nos materiais manuseados no cotidiano de uma biblioteca também devem ser considerados.

O relatório da Comissão deverá ser apreciado na reunião do Consuni no próximo dia 20 de dezembro. O Sint-IFESgo convoca os trabalhadores para estarem presentes nesta reunião. 

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.