Nesta quinta-feira (24) pela manhã, ocorreu de forma virtual o segundo dia da Pré-Conferência de Saúde das Instituições Federais de Ensino de Goiás, reunindo servidoras e servidores técnico-administrativos em educação (TAE) do Instituto Federal de Goiás (IFG) e do Instituto Federal Goiano (IFGoiano). O encontro deu continuidade aos debates sobre saúde e condições de trabalho nas IFEs, em preparação para a etapa nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Setor Público (CNSTT).
Durante a reunião, foram aprofundadas as discussões em torno das diretrizes e propostas que refletem os desafios enfrentados cotidianamente pelas/os TAE, com destaque para temas como adoecimento relacionado ao trabalho, sobrecarga, assédio institucional e a necessidade de fortalecimento das políticas públicas de saúde voltadas ao serviço público.
A próxima etapa será a Conferência Livre de Saúde das Servidoras e Servidores Públicos das IFEs, que acontecerá no dia 29 de abril, das 8h às 13h, em formato híbrido — com participação presencial na sede do Adufg Sindicato e virtual via Zoom. Na ocasião, serão votadas as diretrizes e propostas a serem encaminhadas à 5ª CNSTT e eleitas as delegadas e os delegados que representarão Goiás na conferência nacional.
A participação de todas e todos é fundamental para fortalecer a luta por condições dignas de trabalho e por uma política de saúde que contemple as especificidades do serviço público federal de educação.
#sintifesgo #ctbfasubra #TAE #5CNSTT #5CESTT





