Após acidentes graves no HC-UFG, Sint-IFESGO e DASS-UFG discutem medidas preventivas e criação de comissão de segurança. Encontro também abordou exames periódicos das/os trabalhadoras/es da UFG, programa de gestão de risco e padronização nacional da exposição a riscos.
Em reunião realizada ontem (10), Diego Siqueira e Cyanea Gebrim, respectivamente coordenador-geral e vice-coordenadora geral do Sint-IFESGO, juntamente com Galba Cristina Scarpezini, diretora do DASS-UFG, e Adriana Andrade de Santana, membro da coordenação de saúde, segurança e medicina do trabalho do DASS-UFG, discutiram questões críticas relacionadas à segurança e saúde na Universidade Federal de Goiás, em especial ao Hospital das Clínicas (HC-UFG).
Após dois graves acidentes no HC-UFG, nos quais trabalhadoras tiveram partes dos dedos amputadas devido ao fechamento abrupto de portas na enfermaria, o Sint-IFESGO solicitou formalmente um parecer técnico sobre mudanças estruturais necessárias para evitar futuras ocorrências. A DASS-UFG aguarda o relatório oficial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e se comprometeu a apontar sugestões caso as medidas propostas não sejam suficientes.
Durante o encontro também foi discutida a parceria entre o Sint-IFESGO e a DASS-UFG visando a criação de uma Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) no próprio HC-UFG. O Sint-IFESGO assumiu o compromisso de colaborar com o processo de criação dessa comissão.
Outro ponto destacado foi a execução dos exames periódicos para as/os trabalhadoras/es da universidade. A DASS-UFG informou que o contrato com a empresa responsável foi efetivado e que os exames periódicos terão início a partir de setembro deste ano.
Também foi abordado durante a reunião sobre a importância da elaboração e implantação de um Programa de Gestão de Riscos (PGR) abrangente em todos ambientes da universidade, destacando-se sua relevância para a segurança laboral.
Outro tema debatido diz respeito a necessidade de uniformização de entendimentos à Norma Regulamentadora nº 15 (NR 15) e dos processos de conversão de tempo especial em âmbito nacional. A escassa legislação infralegal não possibilita homogeneidade no entendimento de conceitos como exposição permanente ou habitual, por exemplo.
O Sint-IFESGO reforça seu compromisso em acompanhar as demandas discutidas e convoca todas/os as/os trabalhadoras/es a participarem ativamente das ações propostas, fortalecendo, assim, uma cultura permanente de segurança e prevenção nos ambientes laborais das instituições e universidades federais de ensino do Estado de Goiás.
#sintifesgo #ctbfasubra #TAE #HCUFG #DASS #UFG #SegurançaNoTrabalho #NR15 #CISSP #SaúdeDoTrabalhador #PreençãoDeAcidentes #GestaoDeRiscos







