Alunos do IFG iniciam desenvolvimento de aplicativo para o Sint‑IFESGO com apoio da educação pública federal como motor do desenvolvimento social e econômico. Com a participação do coordenador‑geral Diego Siqueira, o primeiro encontro da equipe marca a união entre academia, mercado e sociedade.
Na noite de quarta-feira (05), a equipe formada por estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG), sob coordenação do professor Ronaldo Caetano de Mendonça Júnior, reuniu‑se para dar início ao desenvolvimento de um aplicativo em parceria com o Sint-IFESGO. O encontro contou também com a participação do coordenador‑geral Diego Siqueira e marca o primeiro passo de um projeto que fortalece a educação pública federal como instrumento propulsor do desenvolvimento econômico e social.
O programa Projeto Integrador – Bolsa Futuro Digital – Goiás, promovido pelo IFG, tem por objetivo conectar estudantes e empresas para a resolução de desafios reais de mercado, estimulando a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Enquanto um projeto de extensão da referida instituição, os estudantes trabalham em equipes, simulando o ambiente profissional, enquanto as empresas e entidades parceiras têm a oportunidade de ver seus problemas transformados em soluções inovadoras.
No mês passado, o desafio proposto pelo Sint‑IFESGO foi aprovado, dando à equipe do IFG a missão de desenvolver o aplicativo para atender demandas específicas da entidade. A equipe conta com alunos do IFG e tem, além do professor Ronaldo Caetano, a colaboração de Jordeni de Assis.
Durante o primeiro encontro, foram debatidos os objetivos do aplicativo, as funcionalidades básicas desejadas pelo Sint‑IFESGO, prazos iniciais e responsabilidades dos participantes. O professor Ronaldo Caetano reforçou que “trata-se de uma via de mão dupla onde o sindicato se beneficia de um projeto bem estruturado e de vanguarda e os treinandos tem uma oportunidade ímpar de aplicar os conhecimentos adquiridos”. O coordenador‑geral Diego Siqueira destacou a importância de parcerias entre instituições de ensino e entidades do setor produtivo para fortalecer o ecossistema de inovação e emprego jovem.
Este primeiro passo do projeto reforça que a educação pública e gratuita – na voz de uma instituição federal como o IFG – exerce papel central na promoção do desenvolvimento regional e social. Com estudantes engajados, entidades parceiras como o Sint‑IFESGO mobilizadas e coordenação técnica experiente, as expectativas são altas para que o aplicativo se torne um ‘caso de sucesso’ que contribua com a modernização da entidade e com a empregabilidade jovem em Goiás.
O Sint‑IFESGO convida seus associados e demais interessados a acompanharem o progresso do aplicativo, colaborarem com sugestões e manterem diálogo ativo com a equipe de desenvolvimento. Juntas e juntos, podemos fortalecer não apenas uma ferramenta, mas todo um ecossistema de inovação impulsionado pela educação pública federal.
#sintifesgo #ctbfasubra #TAE #IFG #ProjetoIntegrador #BolsaFuturoDigital #Aplicativo #Inovação #Tecnologia #Extensão #Jovem







