Publicada em: 29 de novembro de 2012
Na próxima segunda-feira, 3, a UFJF fará uma consulta pública sobre a adesão ou não da instituição à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A votação acontece no Hospital Universitário, das 6h30 às 20h na entrada principal da unidade Santa Catarina (térreo), e das 7h às 18h na entrada de funcionários da unidade do bairro Dom Bosco (subsolo).
Professores, técnico-administrativos em educação e alunos que possuem relação com as atividades do hospital poderão participar, desde que obedecidos alguns requisitos.
Os professores devem ser de alguma das unidades acadêmicas representadas no Conselho Diretor do HU e exercer atividades, discriminadas em seus respectivos planos de trabalho (PIT), nas áreas de docência, assistência e de preceptoria do hospital. Já os discentes dessas mesmas unidades acadêmicas devem estar regularmente matriculados no estágio obrigatório com carga horária no HU. Também poderão votar os residentes dos programas de residência médica, multiprofissional, dos programas de formação profissional na área da saúde, em economia e administração, além dos servidores técnico-administrativos em educação, lotados no hospital.
A realização do plebiscito foi antecedida pela realização de três debates, dois no HU/UFJF, nos dias 22 e 26 de novembro, e um último, realizado nesta quinta-feira, 29, no auditório do Centro de Ciências da Saúde da UFJF. O evento desta quinta contou com a participação do defensor público da União, Pedro Teixeira Grossi, e da secretária geral da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes), Marina Barbosa Pinto. Na ocasião, o diretor geral do HU/UFJF, Dimas Augusto Carvalho de Araújo, destacou a importância de todos os que têm direito a voto comparecerem às urnas na próxima segunda-feira.
Para a secretária geral da Andes, Marina Barbosa, é fundamental garantir os princípios democráticos na discussão sobre a proposta. Apesar de fazer parte de um debate nacional, é importante que a adesão à EBSERH esteja na pauta institucional da UFJF em função das repercussões no ensino, pesquisa, extensão e assistência.
O defensor público Pedro Grossi abordou alguns aspectos jurídicos da empresa e suas consequências práticas. O debate contou, ainda, com a participação de assessores do gabinete do reitor Henrique Duque, de representantes da Associação dos Professores de Ensino Superior (Apes), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintufejuf), do Comitê em Defesa do HU/UFJF, de funcionários, residentes e alunos e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). De acordo com a estudante Larissa Moreira, o DCE também fará uma consulta pública aos alunos da área de saúde da UFJF sobre o assunto.
O objetivo da realização dos debates foi o de esclarecer a comunidade sobre as implicações da adesão ou não à Ebserh, e de se discutir sobre a possibilidade de manutenção do HU como Hospital de Ensino, Pesquisa e Assistência, referência na macrorregião. Os encontros buscaram promover o voto consciente e foram sugeridos pela Comissão Eleitoral, implantada no dia 2 de outubro. A comissão, formada por representantes dos docentes, Angela Maria Gollner, dos discentes, Daniel Lopes de Oliveira, e dos técnico-administrativos em educação, José Farias, tem como função organizar o plebiscito e manter transparência no processo.
De acordo com as normas, a votação será apurada na noite de segunda-feira, no auditório Gilson Salomão, e a apresentação dos resultados ao Conselho Diretor do HU acontecerá no dia seguinte, terça-feira, 4. O resultado da consulta será utilizado pelo diretor do HU na votação a ser realizada em reunião do Conselho Superior da UFJF, o qual define, em última instância, sobre a adesão à EBSERH. Essa reunião ainda não tem data definida.
Outras informações: 32 4009-5393 (Unidade Dom Bosco)
Fonte: Página da UFJF – http://www.ufjf.br/