PARALISAÇÃO DO HC REIVINDICA MELHORIAS

Em prol da saúde, SINT-IFESgo organiza uma manifestação
Em prol da saúde, SINT-IFESgo organiza uma manifestação

 Por Jordana Barbosa – imprensa@sint-ifesgo.org.br

Hoje, às 7hs, o SINT-IFESgo promoveu um ato público em que o atendimento do Hospital das Clínicas da UFG foi paralisado por uma hora. A categoria reivindica a revogação da lei que criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a valorização dos profissionais, mais investimentos para aquisição de equipamentos e materiais, e concurso imediato para o HC – atualmente com déficit de 500 trabalhadores. Os técnico-administrativos pediram à população que os apoiassem, cobrando providências dos vereadores e prefeitos de suas cidades.

Apesar de estarem ansiosos para serem atendidos, os pacientes foram receptivos à manifestação. Muitas histórias retratam o descaso com o qual a saúde vem sendo tratada. Sônia Maria, moradora de Goiânia, estava na fila com sua filha Vitória para fazer um exame pré-operatório. A adolescente foi encaminhada para o hospital em maio, mas conseguiu atendimento somente em agosto. “É impossível conseguir uma vaga aqui”, reclamou Sônia. Já Daniel Batista, morador de Trindade, foi tratado por anos com descaso nos postos de saúde do seu município. Quando chegou ao HC, sua situação era grave, havia rompido uma das válvulas do coração. Foi atendido com presteza pelos médicos e enfermeiros. Hoje, está em tratamento e aguarda por cirurgia.   

            O fim do ato no HC às 9hs não marca o fim da paralisação, os outros setores da UFG aderiram à atividade.  Diferente do hospital,nestes haverá suspensão dos serviços  por 24hs. Em todo o Brasil, conforme orientação da Fasubra, 46 hospitais universitários participam da mobilização.  

 

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.