Desde 1943, o Dia do Servidor Público é comemorado no Brasil. Iniciativa do então presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto-Lei Nº 5.936, a data era nomeada como o Dia do Funcionário Público e representou um marco para a estruturação do Estado brasileiro. Em 1990, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, a Lei 8.112 instituiu o Regime Jurídico Único, e a data passou a ser chamada de Dia do Servidor Público.
O servidor público de carreira é o principal responsável pela continuidade da gestão pública, independentemente do governante. A estrutura do Estado Brasileiro, pensada na Constituição de 1988, não se viabiliza, sem o servidor público. União, Estados e Municípios, só se concretizam, a partir do trabalho desenvolvido pelos servidores públicos.
O Serviço Público brasileiro é um pilar fundamental da democracia, da economia e da sociedade nacional. O atendimento à cidadania, a fiscalização e o desenvolvimento de políticas públicas são as bases da vida em sociedade e contribuem de forma decisiva ao cuidado, ao progresso e à manutenção da vida de milhões de brasileiras e brasileiros.
Sem o serviço público, a economia, a saúde, a educação, a segurança e o bem-estar da população seriam gravemente afetadas. Nas últimas décadas, o imaginário neoliberal tem enganado muitas pessoas. Sem os serviços públicos até mesmo a economia de mercado seria inviável, a fiscalização seria impossível e o consumo um privilégio.
Por isso, os direitos sociais garantidos pelos servidores e servidoras públicas, são o fundamento da nação e o servidor público, o promotor da cidadania.
Viva o Serviço Público brasileiro!
Não à Reforma Administrativa!
.
.
.
#DiaDoServidorPúblico #28DeOutubro #Direitos #Cidadania #ServiçoPúblico #SINTIFESgo #CTB #FASUBRA








