NOTA OFICIAL DA DIREÇÃO DO Sint-IFESGO SOBRE O CORTE ORÇAMENTÁRIO DA UFG

Nota Oficial do Sint-IFESGO sobre o corte orçamentário anunciado no último dia 8. Confira a seguir a nota na íntegra:

No último dia 8, o Ministério da Educação (MEC) expediu um ofício que informou sobre o bloqueio linear de 7,2% do orçamento destinado às Instituições Federais de Ensino Superior. No dia seguinte, um novo comunicado informou que parte do bloqueio foi remanejado para outros órgãos federais.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG), isso indica a perda de R$7,5 milhões no orçamento, que já não era suficiente para manter o pleno funcionamento da instituição, visto que a instituição já sofria com cortes orçamentários realizados em anos anteriores.

Com esse bloqueio, diversas áreas da UFG serão atingidas, como a manutenção dos prédios da Universidade, serviços essenciais, como limpeza e segurança, que podem ser comprometidos pela falta de pagamento dos salários, o fornecimento de energia, que pode levar à perda de materiais de pesquisa e à interrupção de análises de experimentos, além dos programas de assistência estudantil.

Diante a tamanho descaso com a educação pública, gratuita e de qualidade e com a ciência brasileira, fruto de um projeto de desmonte dos serviços públicos, o Sint-IFESGO vem a público manifestar seu posicionamento contra esse bloqueio, e reforçar que apoia e está na luta pela recomposição orçamentária dos recursos bloqueados.

Goiânia, 21 de Junho de 2022

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.