Diante da aprovação do uso da vacina Comirnaty (Pfizer) para imunização contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade, diretores e servidores da Anvisa passaram a sofrer ameaças de forma aberta e acintosa pelo exercício do seu dever funcional. Algo extremamente incompatível com o regime democrático e que deverá colocar em alerta o conjunto dos servidores(as) de todo o País.
Mais uma vez o desgoverno Bolsonaro, com um discurso negacionista e anticientífico faz clara ameaça de divulgar a identidade dos servidores(as) envolvidos na análise técnica dessa importante decisão, fato que não traz nenhum interesse nacional e sim mais um esforço para burlar os meios institucionais para se valer da incitação de parte de seu eleitorado, caracterizando mais uma vez o método fascista e cujos resultados podem ser trágicos e violentos, colocando em risco a vida e a integridade física de servidores da Anvisa e das demais Instituições Publicas pelo Brasil. Uma atitude criminosa, carregada de agressões aos princípios constitucionais da administração pública, pelas decisões técnicas da agência e pela vida dos seus servidores.
O Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania vem a público repudiar qualquer tipo de ameaças ou intimidações proferida contra os servidores(as) da Anvisa, fato de extrema gravidade que exigira atitudes das autoridades que possuem o dever de zelar pela integralidade das pessoas, pela paz e pelo cumprimento das garantias constitucionais e solidariza-se com aquelas e aqueles que, esgotados pela carga de trabalho e o stresse impostos pela pandemia, deparam-se agora com ameaças e constrangimentos por aqueles que deveriam valoriza-los.
Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania
Centrais Sindicais: CTB, CUT, CSP-Conlutas, Intersindical, CMP.
Entidades e Movimentos Sindicais: SINT-IFESGO, SINTSEP-GO, SINTEF-GO, SINJUFEGO, Adufg – Sindicato, Adueg, SINTFESP-GO/TO, Sintego, Sindsaúde-GO, SINDCOLETIVO, SEEB-GO, SINDSEMP-GO, SindMPU-GO, SINPRO-GO, ASSIBGE S/N, Andes-S/N (Planalto), Sindireceita, SOEGO, Stiueg, Adcaj, Fetrae-BC, Unidade Classista, MLC.
Entidades Estudantis e de Juventude: UNE, UEE-GO, DCE-UFG, CACB, C.A. Caxim/UFG, UJS, Coletivo Quilombo, Coletivo Travessia, UJR, UJC, JCA.
Movimentos de Lutas Afirmativas: CPM/UBM, UNEGRO, UNA-LGBT, CEEC, CGDH Dom Tomás Balduíno, CEBS, Olga Benário, Economia Solidária, Egress@s da UFG, Aliança Nacional LGBTI+, Afronte.
Frentes: Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Frente Povo na Rua, FLGBTI+ Goiás,.
Movimentos Populares: MST, MTST, CPT, MCP, MLB, MLCP.
Movimentos Religiosos: CDJP do Brasil
Partidos Políticos: PT, PCdoB, PSB, PDT, Rede, PCB, PSol, UP, PSTU, PCO.