NOTA DE APOIO À OCUPAÇÃO ESTUDANTIL DO CÂMPUS DO IFG DE ÁGUAS LINDAS

Nota de apoio à ocupação estudantil do Câmpus do IFG de Águas Lindas
Nota de apoio à ocupação estudantil do Câmpus do IFG de Águas Lindas

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior de Goiás – SINT-IFESgo, vem por meio desta nota manifestar o apoio aos estudantes que ocupam, desde ontem (03/10), o Campus do IFG de Águas Lindas de Goiás e de solidariedade aos trabalhadorxs técnico-administrativos em educação.

A manifestação dos estudantes secundaristas, que começaram a se mobilizar no dia 22 de setembro, tem muita convergência com a luta da categoria. A luta por melhorias nos ambientes de estudo e trabalho são bandeiras históricas do movimento sindical em Goiás e no Brasil. Essa pauta tem se intensificado no último período, no qual o governo Temer anunciou, entre outras medidas, a PEC 241, que desvincula as receitas para educação e saúde da Constituição Federal e congela os investimentos nas áreas sociais pelos próximos 20 anos.

Se aprovada, essa medida trará grandes retrocessos ao processo de expansão dos Institutos Federais. Além do sucateamento e da precarização das condições de estudo e trabalho, vários Câmpus em Goiás cujas obras ainda não acabaram ficarão paradas por tempo indeterminado. Isso sem contar o congelamento dos salários dos trabalhadores, também previsto no pacote de maldades de Temer. Os resultados disso tudo serão ambientes educacionais inadequados, evasão escolar, péssimas condições de trabalho, trabalhadores mal remunerados e o desmantelamento da educação enquanto bem público e dever do estado.

Outro aspecto da ocupação é contra a Reforma do Ensino Médio encaminhada pelo MEC à Câmara dos Deputados, sem nenhum diálogo com os trabalhadores da educação ou estudantes causando um grande retrocesso na área da educação. Trata-se de mais uma medida para moldar o estado brasileiro a outros interesses, a traquinagens contra a educação, como a sua privatização. Uma reforma que esvazia e empobrece o currículo, ao descartar a obrigatoriedade de disciplinas fundamentais para a formação de nossos jovens, como artes, educação física, filosofia e sociologia, além de indicar a redução do número de aulas de outras disciplinas, como história e geografia.

Diante desse quadro, a ocupação do Câmpus do IFG de Águas Lindas é uma manifestação legítima de repúdio ao sucateamento da educação pública e em defesa do IFG e do que ele representa para milhares de estudantes, professores, técnico-administrativos e para toda a sociedade brasileira.

O SINT-IFESgo anda de mãos dadas com esse movimento de luta em defesa da educação.

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.