O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás – SINT-IFESgo, vem, por meio desta nota, manifestar seu apoio à greve dos trabalhadores caminhoneiros e petroleiros.
A Petrobras é uma das mais importantes empresas dos brasileiros, com um incomensurável papel na economia do país, considerando-se tanto na área de investimentos como no processo de valor dos combustíveis. É importante proteger e desenvolver o papel estratégico das empresas públicas para a promoção dos desenvolvimentos econômico e social.
Ressaltamos que o governo federal demonstrou durante a greve dos caminhoneiros inabilidade política, insensibilidade social e incapacidade de realizar uma negociação adequada, como o momento exigia.
A história tem revelado a importância de entidades sindicais fortes e representativas como fator de equilíbrio e bom senso nas negociações em todas as partes do mundo. Precisamos lutar juntos pela retomada da credibilidade das entidades sindicais, incorporando nelas novas formas de luta.
Em Goiás, os efeitos das sucessivas ações desastrosas desse governo ilegítimo podem ser sentidas em vários aspectos. O aumento no preço do combustível na bomba e a falta do mesmo em vários postos é a conseqüência mais recente da inoperância e da irresponsabilidade de Temer com o povo brasileiro, mas infelizmente não é a primeira.
É fundamental que todos aqueles que acreditam na ação transformadora e estratégica do desenvolvimento econômico sustentável para a redução das desigualdades sociais e regionais e no aumento e garantia da qualidade de vida e da dignidade dos(as) brasileiros(as) resistam a esses ataques irresponsáveis e à política de preços dos combustíveis promovidos por esse governo. A queda do presidente da Petrobras, Pedro Parente, é importante nesse sentido, mas não adiantará se a política privatista da maior estatal brasileira continuar. É imprescindível que nos organizemos para impedir que toda essa conjuntura se intensifique e se consolide.
- Contra o aumento dos combustíveis e do gás de cozinha. Pela imediata revisão da política de preços da Petrobras!
- Contra a criminalização dos(as) petroleiros(as)
- Contra a política privatista das empresas estatais! A Petrobras deve servir ao povo brasileiro!
- Pela revogação da EC nº 95/2016!
- Todo apoio aos trabalhadores(as) do Brasil!
- Contra o corte de impostos! Que os ricos paguem pela crise!
- Fora Temer! Contra a intervenção militar!
Goiânia, 30 de maio de 2018
SINT-IFESgo