NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SERVIÇO PÚBLICO UMA VITÓRIA DE QUATRO DÉCADAS DE LUTA

Negociação coletiva no serviço público uma vitória de quatro décadas de luta
Negociação coletiva no serviço público uma vitória de quatro décadas de luta

por Helio De Albuquerque

edição de Grace Maciel

O presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil- CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, comemorou nesta terça-feira (26), a aprovação do Projeto de Lei (PL) 3831/15, que estabelece normas para a negociação coletiva no serviço público da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, aprovou o projeto e  se for sancionado, o Presidente da República tem o prazo de 48 horas para ordenar a publicação da lei no Diário Oficial da União.
O PL estabelece que podem ser tratados na negociação temas como plano de carreira, remuneração, condições de trabalho, planos de saúde, estabilidade e avaliação de desempenho, aposentadoria e demais benefícios previdenciários.  A negociação coletiva é o mecanismo permanente de prevenção e solução de conflitos envolvendo os servidores e empregados públicos e os entes federativos, suas autarquias e fundações públicas.

Para o presidente da CSPB, é uma grande vitória para entidade após quase quatro décadas lutas, ver o que já está na penúltima fase na aprovação da negociação coletiva. “Já entramos em contato com a Casa Civil, para sabermos o dia da sanção do deste projeto e que possamos comemorar ainda mais, e transpareça para todos os funcionários públicos a nossa felicidade não só minha, mas da entidade”, destacou João.

Ao todo, o projeto estabelece 13 pontos que podem ser negociados. Participam do processo de negociação coletiva, de forma paritária, os representantes dos servidores e empregados públicos e os representantes do ente estatal respectivo.

Para João Domingos, a medida ganha muita importância também porque iguala os servidores públicos aos demais trabalhadores. “Estaremos com os mesmos direitos e os mesmos deveres” e agora está completo o “tripé” fundamental: “Organização sindical, negociação coletiva e direito à greve, com primazia para a negociação”.

Enquanto isto, a CSPB continua na luta em defesa dos trabalhadores do Brasil, da sociedade e do serviço público de qualidade e com dignidade para os servidores públicos.

Mais informações, sobre essa e outras questões, você acompanha em nossos meios de comunicação.

Secom/CSPB

Chefe de Imprensa- Grace Maciel

Diretor de Comunicação- Aldo Liberato

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.