Sint-IFESGO acolhe propostas das representações estudantis comprometidas com a educação pública, gratuita e de qualidade, na defesa das IFES de Goiás.
No próximo sábado (17), o movimento estudantil Canto de Coragem vai realizar plenária de preparação para o 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que ocorrerá entre os dias 16 e 20 de julho, em Goiânia. A capital é considerada pela UNE como a “capital dos estudantes”. O evento reunirá milhares de estudantes de todas as regiões do país para debater e elaborar os rumos da educação brasileira.
A presidenta da União Estadual dos Estudantes, Eliza Cirqueira; o presidente da União da Juventude Socialista de Goiás, Ranilson Júnior e a presidenta do Centro Acadêmico de Nutrição da PUC/GO, Eliza Garces, estiveram na sede do Sint-IFESGO para dialogar com a representação sindical dos Técnico-Administrativos em Educação. Os estudantes abordaram os desafios em receber o evento nacional de defesa da educação pública, especialmente da rede federal, e ressaltaram o papel do movimento estudantil nessa luta.
A plenária será realizada no Auditório do Sint-IFESGO, a partir das 8 horas da manhã do próximo sábado, contará com um debate de conjuntura e apresentação das teses nacionais do Canto de Coragem, que devem abordar a dinâmica do movimento estudantil, o acesso e a qualidade da educação e a conjuntura político-social do país, além do ensaio da bateria do movimento que deve agitar o Congresso da UNE em julho.
A proposta é mobilizar estudantes que tenham interesse em construir o movimento em Goiás e participar como delegadas e delegados do congresso estudantil para disputar a nova gestão da UNE. O Canto de Coragem se apresenta como a expressão das lutas populares da juventude, que “levanta a cabeça e constrói o futuro com as próprias mãos”.
#sintifesgo #ctbfasubra #tae #serviçopúblicofederal #ifes #goiás #experiênciaqueavançarenovaçãoquetransforma #ujsbrasil #cantodecoragem