MOTIVOS PARA NÃO PARTICIPAR DOS PROTESTOS DO DIA 4

MOTIVOS PARA NÃO PARTICIPAR DOS PROTESTOS DO DIA 4
MOTIVOS PARA NÃO PARTICIPAR DOS PROTESTOS DO DIA 4

Orientação quanto ao ato de domingo (04/12)

 Para o dia 4 de dezembro, a nova direita está organizando mobilizações em todo o país. Mesmo com divergências entre si, o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem Pra Rua estão convocando seus adeptos para reforçar a aprovação do pacote de dez medidas contra a corrupção proposto pelo Ministério Público, sendo muitas delas antidemocráticas.

Nós, trabalhadoras e trabalhadores da UFG, IFG e IF Goiano em greve, apresentamos alguns motivos para não ir às ruas neste domingo, pois entendemos que esse protesto é contra os trabalhadores, a juventude e a grande maioria do povo. Saiba porque:

1)      Trata-se de um protesto (04/12) a favor da PEC 55, que é o único motivo da nossa greve.

Todos esses grupos são defensores do ajuste fiscal e da PEC 55. Tentaram com violência física desocupar as escolas e desarticular as lutas dos estudantes na defesa da educação pública.

Querem colocar a luta contra a corrupção no centro do debate nacional, enquanto o ajuste fiscal e a mudança na Constituição Brasileira é aprovada a “toque de caixa”. Para isso, têm aliados poderosos: o poder judiciário e a grande mídia.

Além disso, esses movimentos defendem as reformas Trabalhista e da Previdência. É uma incongruência que uma categoria que está em greve contra a PEC 55 compareça a esses atos que, objetivamente, são contrários ao nosso movimento.

2)            Esta mobilização não é independente, nem espontânea.

Articulada por setores conservadores, estas mobilizações contam com financiamento de empresários e também com o apoio da grande imprensa, que não esconde a simpatia. A Veja, a Glogonews, e outros, estão convocando abertamente a mobilização.

As relações políticas com partidos tradicionalmente corruptos, que antes eram firmemente negadas pelos líderes do MBL ficaram explícitas nas eleições municipais. O MBL, aliado de Cunha e que antes se colocava demagogicamente como “apartidário”, lançou 45 candidatos a vereador e um candidato a prefeito por partidos, como PSDB, DEM,PP, PSC, PEN, PHS, PMDB, PPS, PRB, PROS, PSB, PTB, PTN, PV e SD.

Apesar de se dizer “contra a corrupção”, um dos coordenadores nacionais do MBL, Renan Santos, é réu em mais de 16 processos cíveis e 45 ações trabalhistas. A estimativa é que deva cerca de R$ 5 milhões a trabalhadores e fornecedores – para citarmos apenas um exemplo.

Nós, trabalhadoras e trabalhadores em greve, somos firmemente contra a corrupção e lutamos pelo seu fim. Mas nessa luta, como em todas as outras, precisamos saber quem, de fato, são nossos aliados e quem são nossos inimigos. Por isso, orientamos a categoria a não participar de tais atos.

COMANDO GERAL DE GREVE

Sint-Ifesgo

 

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.