No ultimo dia 12 a técnica administrativa Maria Teresinha Campos de Santana recebeu a medalha de mérito cultural pela sua trajetória profissional pautada em defesa da memória e do patrimônio cultural no salão Dona Gercina Borges Teixeira no palácio das Esmeraldas.
A solenidade de entrega da medalha acompanhou a entrega do prémio principal que é o troféu Jaburu no último dia 12 de Fevereiro. Além dos homenageados a edição de 2013 contou com a presença de artistas goianos, autoridades governamentais e representantes de várias empresas.
Maria Teresinha foi reconhecida pelo seu trabalho entre os cem nomes indicados. A técnica/arquivista da UFG é responsável pelos projetos de criação dos museus Pedro Ludovico Teixeira, Imagem e do Som (MIS), Centro Cultural Jesco Puttkamer e o Memorial Santa Clara, bem como pela co-autoria do projeto do Centro de Informação, Documentação e Arquivo da Universidade Federal de Goiás.
Graduada em História pela Universidade Federal de Goiás, a homenageada cursa o Doutorado em Documentação pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e atualmente está lotada na Casa da Memória da Justiça Federal, cedida à UFG.