Os trabalhadores vigilantes da UFG estão em plena comemoração por mais um feito da assessoria jurídica do SINT-IFESgo que acaba de conquistar o direito à percepção de vantagem pecuniária denominada adicional de periculosidade.
Atendendo a deliberação judicial, o DP emitiu, no dia 16 de outubro, as portarias de concessão da taxa de periculosidade ao primeiro grupo beneficiado pela justiça. A decisão além de garantir 10% a mais nos vencimentos dos vigilantes também dá direito a receberem benefício retroativamente à 2007.
Uma grande vitória nacional dos vigilantes das IFES, isso por sermos um dos primeiros a conquistarmos judicialmente o pleito, enquanto em vários estados o mesmo não ocorreu. Embora lamentando a posição de alguns que não acreditaram na capacidade da assessoria do sindicato para vencer mais essa batalha nos tribunais, estamos felizes por termos cumprindo o papel de um sindicato combativo e de vanguarda.
Apesar desta significativa vitória a luta continua para aprovar o Projeto de Lei, de autoria do Senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que prevê um adicional no salário básico de cada vigilante, de acordo com o regulamento das Universidades ou Faculdades federais. Este mesmo critério valerá também para os vigilantes das instituições de pesquisa científica e tecnológica e Institutos Federais, ainda, este adicional de periculosidade deverá ser cumulativo com as demais vantagens recebidas pelos vigilantes.
O Projeto de Lei já foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e atualmente esta parado na Comissão de Assuntos Sociais do Senador.
Imagem: Google