Hoje (21) lembramos Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, símbolo da Inconfidência Mineira e da luta contra o colonialismo. Os Inconfidentes foram mulheres e homens que, movidos por ideais de liberdade, justiça e independência, desafiaram a ordem colonial imposta por Portugal. Embora derrotados, deixaram como herança um exemplo de bravura e espírito coletivo, que ecoa em cada movimento de resistência popular no Brasil. Tiradentes, mártir do movimento, tornou-se símbolo maior dessa luta que continua viva.
Assim como a Inconfidência Mineira, o movimento sindical também carrega em sua essência o espírito de luta por liberdade, justiça e direitos. Enfrentamos diariamente os “colonialismos modernos” — a precarização do trabalho, a retirada de direitos e a desigualdade social.
Neste 21 de abril, celebramos não só Tiradentes, mas todos os Inconfidentes que ousaram sonhar com um Brasil livre e justo. Que o legado de coragem e resistência dos que enfrentaram a opressão inspire nossas lutas de hoje. Liberdade ainda que tardia — por direitos, democracia e dignidade!
#sintifesgo #ctbfasubra #Tiradentes #Direitos #Democracia #Dignidade #Liberdade