INPI MINISTRA OFICINA DE BUSCA EM BASE DE PATENTES PARA SERVIDORES DO IFG

INPI ministra oficina de busca em base de patentes para servidores do IFG
INPI ministra oficina de busca em base de patentes para servidores do IFG

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio de seu Centro de Inovação Tecnologia (CITe),  quer disseminar o conhecimento sobre o depósito de patentes e a cultura da propriedade intelectual entre os seus servidores e alunos. O primeiro passo para este objetivo já foi dado: 20 servidores, entre docentes e técnicos-administrativos estão fazendo um curso a distância sobre propriedade intelectual. Como parte do curso, foi realizada, na tarde de hoje, no Campus de Goiânia, a oficina presencial Busca em Base de Patentes.

A oficina foi ministrada pela instrutora do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Maria Hercília Paim Fortes. Ela mostrou aos participantes a importância do acesso aos documentos de patentes no INPI e no mundo. Segundo disse, a base de patentes auxilia os pesquisadores em diversas ações, entre elas a avaliação do estado da arte de uma tecnologia, possibilitando que sejam evitados esforços e investimentos duplicados em pesquisa e desenvolvimento.

Multiplicadores

O curso de capacitação em patentes é uma iniciativa do CITe, instância subordinada à Pró-Reitoira de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG. Ele está sendo ministrado pela própria equipe do CITe, com a colaboração da coordenadora de Pesquisa e Inovação do IFG, Simone de Souza Ramalho e do INPI. A instrutora Maria Hercília vai continuar colaborando com o curso por meio da plataforma Moodle.

A coordenadora do CITe, Viviane Margarida Gomes, justifica a necessidade do curso informando que dois terços da informação tecnológica existente no mundo estão em base de patentes. “Por isso, os pesquisadores, principalmente os que se dedicam à inovação, não podem restringir seus pesquisas teóricas somente aos artigos científicos e livros”, diz.

Membro da equipe do CITe, a servidora Quéren dos Passos Freire lembra que muitos servidores e alunos não sabem o que é uma patente, daí a importância da iniciativa do IFG de capacitar seus servidores. “Este primeiro grupo vai atuar como multiplicador do conhecimento adquirido”, informou.

A expectativa da equipe do CITe é de que os servidores capacitados ofereçam cursos e palestras em seus campi de origem para que outros servidores também possam adquirir conhecimentos sobre propriedade intelectual e patentes, que fazem parte do rol das propriedades intelectuais para proteger as invenções e modelos de utilidade. No Brasil, as patentes são registradas pelo INPI.

Os servidores do IFG também estão recebendo noções sobre os ramos que compõem a Propriedade Intelectual, Introdução à Propriedade Industrial, Direito Econômico e de Concorrência, Direito Internacional de Propriedade Intelectual e Classificação Internacional de Patentes.

Viste a página eletrônica do CITe: www.cite.ifg.edu.br

Coordenação de Comunicação Social/Reitoria.

Fonte: Página do IFG – http://www.ifg.edu.br

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.