HC REALIZARÁ CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO FACIAL

Cirurgia é considerada um dos procedimentos mais complexos realizados atualmente. Procedimento deverá levar até 12 horas.
Cirurgia é considerada um dos procedimentos mais complexos realizados atualmente. Procedimento deverá levar até 12 horas.

HC realizará cirurgia de reconstrução facial por meio de técnica de transplante autólogo

O Hospital das Clínicas da UFG realizará nesta terça-feira, 17 de setembro, um dos procedimentos cirúrgicos considerados mais complexos atualmente: um transplante autólogo – o termo quer dizer “do paciente para ele mesmo” – que será realizado em um rapaz de 20 anos para a reconstrução parcial de seu rosto. Uma equipe multidisciplinar formada por cirurgiões plásticos e de microcirurgia, cirurgiões bucomaxilofaciais e anestesistas realizará o procedimento, que deverá durar até 12 horas. A cirurgia será iniciada às 07 horas, no Centro Cirúrgico do HC.

Transplantes de face são procedimentos longos e complicados. Além disso, exigem grande preparação da equipe de cirurgiões. A operação será coordenada pelo cirurgião plástico do HC, Dr. Carlos Gustavo Lemos Neves, e pela equipe de Cirurgia Bucomaxilofacial, sob a supervisão do cirurgião dentista Dr. Giovanni Gasperini.

De acordo com o médico Dr. Carlos Gustavo Lemos Neves, o procedimento de transplante autólogo consiste em utilizar tecidos de outras partes do corpo do paciente para a reconstrução da pele, de unidades nasal, labial e de palato mole e duro, e preenchimento de maxilas do rosto. O tratamento será realizado por meio da técnica de microcirurgia reconstrutiva (uso de microscópios), que amplia em até quarenta vezes o tamanho das imagens. Essa técnica é muito utilizada atualmente pela cirurgia plástica em procedimentos de reconstrução que envolvam a ligação de dois vasos sanguíneos de calibres muito finos – dois ou até um milímetro de espessura – para suprir de circulação as regiões do paciente a serem reconstruídas.

O procedimento será realizado em duas etapas de transplantes. Dia 17/09 será realizada a primeira etapa, em que serão transplantadas as partes moles da face, como a pele e a gordura, que irão modelar o rosto do rapaz. A segunda etapa é a estruturação óssea da face, com o transplante ósseo da fíbula de uma das pernas do paciente, e deverá ser realizada daqui a aproximadamente três meses.

O paciente é Samuel Rosa Rodrigues, que foi atingido por um disparo de rojão em novembro do ano passado, durante a preparação da iluminação do festival Caldas Country Show, na cidade de Caldas Novas/GO. O rapaz é iluminador e estava preparando as luzes para o evento quando o rojão explodiu, atingindo seu rosto. Com a violência do disparo, o rosto de Samuel Rosa Rodrigues ficou totalmente desfigurado. Além de perder o nariz, palato anterior e maxilar, Samuel também perdeu a visão do olho direito e está fazendo tratamento no Centro de Referência em Oftalmologia do HC (CEROF).

O transplante que será realizado em Samuel é o de reconstrução do terço médio da face (região central da face), que inclui a reconstrução do nariz, do palato (céu da boca), da maxila (arcada dentária superior) e dos ossos da maçã do rosto. Segundo o cirurgião Dr. Carlos Gustavo, o objetivo da cirurgia é proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente, que hoje apresenta dificuldades para se alimentar, falar, respirar e se relacionar com as pessoas.

Dr. Carlos Gustavo Lemos Neves faz parte da equipe de cirurgiões plásticos do HC. Ele cursou medicina na Fundação Souza Marques (RJ), é especialista em Cirurgia Geral pelo Hospital Adventista Silvestre (RJ) e Cirurgia Plástica pela Policlínica (RJ), cursou pós-graduação em Microcirurgia Oncológica pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Fellow em Cirurgia Plástica de ex-obesos mórbidos, nos Estados Unidos, no ano de 2007.

EQUIPES
Cirurgia Plástica

1. Dr. Paulo Renato de Paula (chefe do Serviço de Cirurgia Plástica)
2. Dr. Carlos Gustavo Lemos Neves (Cirurgião Plástico e médico responsável pela cirurgia)
3. Dr. Mário Kuwae (Cirurgião de Mão)
4. Dr. Marcelo Prado (Cirurgião Plástico)
5. Dr. Fábio Fernandez (Cirurgião Plástico)
6. Dr. Sinval Silveira (Cirurgião Plástico)
7. Dr. Edvan Ferraz (Residente de Cirurgia Plástica)
8. Dr. Sandro Alves (Residente de Cirurgia Plástica)
9. Dr. Raphael de Faria (Residente de Cirurgia Plástica)

10. Dr. Luiz Humberto Garcia de Souza (Cirurgião Plástico)
11. Dr. Aloísio Garcia de Souza (Cirurgião Plástico)
12. Dr. Fabiano Calixto (Cirurgião Plástico)

 

Cirurgia Bucomaxilofacial

1. Dr. Giovanni Gasperini
2. Dr. Renato

_ _ _

Fonte: UFG

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.