GREVISTAS SE REÚNEM COM REITORIA DO IFG

Comissão de trabalhadores(as) discutiu com o reitor a paralisação no Instituto Federal
Comissão de trabalhadores(as) discutiu com o reitor a paralisação no Instituto Federal

Na manha de hoje (20), uma comissão de dirigentes o SINT-IFESgo e representantes dos campus do IFG de Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Anápolis e Inhumas se reuniram com o Reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva. Participaram da reunião também os diretores dos campus de Anápolis, Cidade de Goiás e de Aparecida de Goiânia. O objetivo apresentar as pautas específicas da categoria, bem como estabelecer, em conjunto com o Instituto, quais seriam os serviços de caráter essencial cuja atividade seria parcialmente suspensa.

Entre as principais pautas específicas estão questões relacionadas à capacitação dos servidores. A reclamação central é a falta de um programa de qualificação profissional para os servidores do IFG, que hoje possuem acesso apenas a ações isoladas. Para sanar o problema, a reitoria se comprometeu a criar uma comissão composta pela administração dos e por representantes dos campus com o objetivo de elaborar um plano anual de capacitação.

Outro ponto levantado diz respeito à segurança no trabalho. Os servidores apresentaram uma série de dificuldades e situações que colocam em risco a saúde dos técnico-administrativos. Sem uma solução definitiva, a administração afirmou apenas que a legislação para o tema é falha e que está previsto no edital para o concurso do IFG a disponibilização de uma vaga para engenheiro(a) de segurança no trabalho.

A greve no IFG

No que diz respeito à paralisação, não houve consenso sobre quais seriam os serviços serão paralisados total ou parcialmente. Os diretores dos campus afirmaram que atividades como a de comunicação social, folha de pagamento entre outras são essenciais em virtude do processo seletivo que está em andamento.

 Por outro lado, a comissão dos servidores afirmou que não é possível fazer uma greve sem impacto no cotidiano da comunidade acadêmica. Foi salientado também que o comando de greve tem uma comissão especial para avaliar os casos de urgência que possam causar prejuízo aos trabalhadores e à instituição.

Por fim, ficou marcada uma nova reunião, a se realiza na segunda-feira às 14 horas, para que sejam definidos os serviços essenciais à Instituição. Para isso, será utilizado como base um acordo firmado em uma greve anterior, no qual trabalhadores e a administração deverão estudar e apresentar as alterações necessárias para um novo consenso. A nova reunião também irá discutir pautas específicas de cada campus.

A coordenadora geral do SINT-IFESgo, Fátima dos Reis, considerou a reunião positiva e acredita que foram conquistados avanços. “A reitoria reconhece a justeza do movimento e se comprometeu a não forçar a barra para que os trabalhadores furem greve. A presença dos diretores das unidades também foi muito importante e conseguimos avançar em vários pontos”, afirmou Fátima.

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.