GREVE PREJUDICA MATRÍCULA EM UNIVERSIDADES DA BA E CE

A greve de funcionários nas universidades federais tem prejudicado a realização de matrícula dos aprovados no SiSu
A greve de funcionários nas universidades federais tem prejudicado a realização de matrícula dos aprovados no SiSu

Diário da Manhã via Agência Estado

Enviado por Agência Estado – 29/06/2012

A greve de fun­ci­o­ná­rios nas uni­ver­si­dades fe­de­rais tem pre­ju­di­cado em al­guns Es­tados a re­a­li­zação de ma­trí­cula dos apro­vados no Sis­tema de Se­leção Uni­fi­cada (Sisu) 2012 para o se­gundo se­mestre. Li­de­ranças gre­vistas do Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores Téc­nico-Ad­mi­nis­tra­tivos da Uni­ver­si­dade Fe­deral da Bahia (UFBA) e da Uni­ver­si­dade Fe­deral do Recôn­cavo Baiano (UFRB) (As­sufba-Sin­di­cato) im­pe­diram nesta sexta-feira que os es­tu­dantes apro­vados pu­dessem fazer ma­trí­cula na UFRB, única uni­ver­si­dade fe­deral baiana que aceita o sis­tema como mé­todo de se­leção.

De acordo com a as­ses­soria da UFRB, as li­de­ranças gre­vistas blo­que­aram a en­trada do Pa­vi­lhão de Aulas I, onde se­riam re­a­li­zadas as ma­trí­culas, em Cruz das Almas, 146 quilô­me­tros a oeste de Sal­vador, e ins­truíram os es­tu­dantes a re­tornar. A Uni­ver­si­dade Fe­deral do Ceará (UFC) e o Ins­ti­tuto Fe­deral de Edu­cação do Ceará (IFCE) re­sol­veram nesta sexta-feira sus­pender a ma­trí­cula dos apro­vados no Sisu. A ma­trí­cula está sus­pensa até o fim da greve dos ser­vi­dores téc­nico-ad­mi­nis­tra­tivos. Os poucos can­di­datos que com­pa­re­ceram aos campi para efe­tuar a ma­trí­cula foram in­for­mados da sus­pensão da pri­meira cha­mada da ma­trí­cula. Não houve tu­multo.

No Rio de Ja­neiro, porém, a greve de fun­ci­o­ná­rios nas uni­ver­si­dades fe­de­rais não tem pre­ju­di­cado por en­quanto a re­a­li­zação de ma­trí­cula dos apro­vados no Sisu. Na Uni­ver­si­dade Fe­deral do Rio de Ja­neiro (Ufrj), as 3,5 mil vagas estão sendo pre­en­chidas por meio de pré-ma­trí­cula on line, sis­tema ado­tado desde o ano pas­sado. A fase de efe­ti­vação das ma­trí­culas, que ocorre após a re­a­li­zação da 1ª e 2ª cha­madas e deve ser feita obri­ga­to­ri­a­mente de forma pre­sen­cial, ainda não tem data de­fi­nida.

Na Uni­ver­si­dade Fe­deral Flu­mi­nense (UFF), as ma­trí­culas para as 1.154 vagas ofe­re­cidas pelo Sisu estão sendo re­a­li­zadas nor­mal­mente. No pró­ximo ano, quando 100% das 10 mil vagas da UFF forem ofe­re­cidas pelo sis­tema, a ins­ti­tuição es­pera adotar o mesmo mé­todo em­pre­gado pela UFRJ. Na Uni­ver­si­dade Fe­deral Rural do Rio de Ja­neiro (UFRRJ), a ma­trí­cula ocor­rerá nos dias 04 e 05 de julho.

Em Minas Ge­rais, a ma­tri­cula também ocorreu nor­mal­mente na Uni­ver­si­dade Fe­deral de Ouro Preto (Ufop). A di­reção da ins­ti­tuição e o co­mando gre­vista en­traram em acordo para per­mitir a re­a­li­zação das ma­trí­culas, que ti­veram prazo es­ten­dido de dois para nove dias por causa da pa­ra­li­sação. Já a Uni­ver­si­dade Fe­deral do Rio Grande do Sul (UFRGS) não está re­ce­bendo ins­cri­ções agora porque a nota do Enem é apenas um com­po­nente da ava­li­ação, que junta-se aos de­mais para formar a nota de clas­si­fi­cação no ves­ti­bular da ins­ti­tuição. Já a Uni­ver­si­dade Fe­deral das Ci­ên­cias da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) adota o Sisu in­te­gral­mente, mas a ad­missão dos alunos é feita apenas uma vez por ano, em ja­neiro.

A greve de alunos, pro­fes­sores e fun­ci­o­ná­rios da Uni­ver­si­dade Fe­deral de São Carlos (Ufscar) não deve atra­pa­lhar a se­leção de novos alunos para os cursos do se­gundo se­mestre. De acordo com a as­ses­soria de co­mu­ni­cação da uni­ver­si­dade, a se­leção será feita entre os par­ti­ci­pantes do Exame Na­ci­onal do En­sino Médio (Enem) que já se ins­cre­veram no Sis­tema de Se­leção Uni­fi­cada (Sisu) e o pro­cesso, com base no de­sem­penho, é au­to­má­tico.

A uni­ver­si­dade fará um ves­ti­bular no campus de São Carlos apenas para uma turma es­pe­cial, com can­di­datos de origem in­dí­gena. A greve, nessa uni­dade, se res­tringe aos téc­nicos ad­mi­nis­tra­tivos, se­gundo a as­ses­soria. No campus de Araras, a greve também é par­cial. Em So­ro­caba, houve adesão total de alunos, pro­fes­sores e fun­ci­o­ná­rios à pa­ra­li­sação que, no pró­ximo dia 4, com­pleta um mês.

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.