O Comando Local de Greve da UFG reuniu-se durante toda à tarde do dia 13 de junho, na Sede Administrativa do SINT-IFES, para avaliar o movimento no âmbito da UFG e no conjunto das Instituições Federais do País e concluiu que o movimento vem se fortalecendo gradativamente.
Encerramos o dia 13 com novas Universidades aderindo à greve nacional dos trabalhadores e trabalhadoras técnico-administrativos em educação. Já são 37 (trinta e sete) Universidades em greve pelo País, com expectativas de chegar a 46 (quarenta e seis) até o dia 16 de junho.
A reunião do Comando Local de Greve serviu para avaliar o movimento e constatou acentuado crescimento na adesão, interesse em participar e determinação em fortalecer a greve. Serviu também para adotar medidas do fortalecimento da greve como: intensificar a mobilização para a assembleia geral da categoria no dia 14 e; mobilização para a caravana à Brasília, para o Ato Unificado das Centrais Sindicais no dia 16 de junho.
Outro momento destacado da reunião foi à visita do Dirigente do PT e ex-Deputado Federal Pedro Wilson, que solicitado pelo Comando Local veio apresentar sua solidariedade ao movimento e protocolar o apoio ao movimento. Ainda apresentou algumas propostas para que o movimento busque apoio na Câmara dos Deputados, sugerindo a participação na próxima reunião da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados na quarta-feira, dia 15, oportunidade em que poderá contribuir, bem como propõe abrir espaço para que a Deputada Federal do PT, Marina Sant’Anna ajude a cobrar solucão para o impasse com a suspensão do processo de dialogo com o Governo.
Também visitou o Comando Local, o Reitor da UFG e Presidente da Andifes, Edward Madureira, que reafirmou o compromisso assumido anteriormente de apoio ao movimento por compreender que a pauta nacional é justa e esclareceu que por diversas vezes desenvolveu esforços para que as negociações prosperassem e a greve não fosse necessária. Agora se compromete a fazer gestão em Brasília para que a greve tenha uma solução o mais rápido possível.
Na oportunidade o Reitor se pronunciou, a pedido, sobre a pauta interna de reivindicações e se comprometeu com o Comando Local em agendar reunião para tratar especificamente da pauta interna.
O Comando Local de Greve começou a analisar ações para intensificar e fortalecer a greve e aprovou, entre outras, a suspensão do Seminário de Integração para os novos trabalhadores e trabalhadoras da UFG e inicio de novos cursos de capacitação promovido pelo PRODIRH/DDRH
Comando Local de Greve
SINT-IFESgo