Servidoras e servidores técnico-administrativos em Educação completam nesta quinta-feira (11) um mês de greve. Estão previstos para hoje atos e manifestações em todo o país por reajuste salarial, reestruturação do PCCTAE e demais pautas grevistas.
Início da greve
Deflagrada no dia 11 de março conforme deliberada em assembleia geral teve inicio o movimento paredista dos TAEs em todo o país, a categoria que não possui data-base não têm os salários reajustados anualmente de acordo com a inflação. Portanto as perdas salariais da categoria ultrapassam 40% referentes aos 6 anos dos últimos governos. Além disso, sofrem com a estagnação nas possibilidades de progressão na carreira, que necessita ser reestruturada para atender às novas necessidades dos serviços. Atualmente a greve teve a adesão de mais de 300 campi dos Institutos Federais e 67 Universidades Federais em todo país.
Na última quarta-feira (10), ocorreu a 8ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), a reunião foi realizada em Brasília na tarde de ontem, após o término da reunião a direção da FASUBRA trouxe um panorama do que foi decidido e discutido durante na mesa de nacional de negociação, resumidamente o governo optou pela manutenção do reajuste de benefícios que valem a partir do dia 5 de maio e definiu que a negociação salarial será discutida nas mesas específicas.
Em Goiás, servidoras e servidores da UFG, Hospital das Clínicas/UFG, UFCAT, UFJ, IFG e IF Goiano se somam coletivamente em um fortalecido comando de greve que continua incansável na luta por melhorias em prol da categoria, entre atos, reuniões e movimentação digital os grevistas seguem em busca de direitos.
A greve continua crescendo nas instituições federais e não há previsão para o retorno das atividades até que o governo atenda as reivindicações da categoria, a greve é de fundamental importância para a classe trabalhadora, pois ela é o principal instrumento de pressão para a conquista de direitos, venha construir a luta.
O Sint-IFESGO reforça a importância de se somar a essa luta, de fortalecer o sindicato e da luta por direitos.
Confira em anexo o Termo de Compromisso protocolado pelo MGI na data de ontem (10/04/2024).
#sintifesgo #assembleiageral #taesnaluta #greve #ctbfasubra #institutosfederais #pcctae