O SINT-IFESgo enviou delegação de dez mulheres parao III Encontro Nacional das Mulheres Trabalhadoras: Contra as Reformas Previdenciária e Trabalhista, realizado dias 21 e 22, em Brasília. Este foi um evento só para mulheres das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), da base da Fasubra.
Entre as participantes, estava Michely Coutinho, coordenadora de Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade do SINT-IFESgo. Para Michely, o evento serviu para e construção de iniciativas fundamentais às lutas por uma universidade com mais equidade de gênero e que se comprometa com o combate ao assédio. Na oportunidade, Fátima dos Reis e Marilda Nogueira foram homenageadas por suas atuações como diretoras da Fasubra.
De acordo com Michely Coutinho o evento é muito oportuno, pois “O assédio infelizmente tem estado presente nas relações trabalhistas brasileiras, inclusive nas universidades, variando apenas os graus, níveis e formas”.
Entre os destaques da programação, houve uma mesa redonda sobre a Reforma Previdenciária, com a participação de Erica Kokai e Mariana Lopes, da delegação de Goiás. O evento proporcionou espaço para discussão e proposição de encaminhamentos para a Fasubra, além do compartilhamento de experiências de cada universidade.
“Propomos a criação de uma Oficina de Ideias da Fasubra, com o levantamento de ações e estratégias que já existam nas universidades e sindicatos, e já retornamos com a articulação do Grupo de Trabalho (GT) Diversidade, buscando ampliar a participação da base em questões tão sensíveis e caras às trabalhadoras e trabalhadores”, informa Michely Coutinho.
O evento foi organizado pela Coordenação da Mulher Trabalhadora da Fasubra, sob a coordenação de Eurídice Ferreira de Almeida e Ivanilda Reis.