A capital do estado de Goiás será, mais uma vez, palco do Congresso da UNE, maior fórum da entidade que acontece a cada dois anos para definir sua nova diretoria, presidência e os rumos do movimento estudantil. A decisão foi tomada pela Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização do encontro (CNECO). O Congresso acontece entre os dias 3 e 7 de junho.
Terra de Honestino Guimarães, presidente histórico da UNE assassinado pela ditadura militar, e estrategicamente localizada em uma região central do país, Goiânia já recebeu inúmeras vezes o Congresso da entidade. De 2001 até os dias de hoje, apenas dois encontros não foram sediados na cidade (nos anos de 2007 e 2009). A cidade receberá milhares de estudantes de todos os 27 estados do Brasil e também de outros países da América Latina, tornando-se mais uma vez a capital da juventude.
O Congresso da UNE acontece em um momento de acirramento da disputa política no Brasil, com recentes movimentações antidemocráticas. Por isso, o encontro vai se pautar pela necessidade de mudanças estruturais como as reformas política e da comunicação de massa. Notória por influenciar os rumos da vida nacional há mais de 70 anos, a UNE deverá realizar um dos maiores congressos da sua história. O encontro também pautará a situação das universidades brasileiras e das políticas educacionais no país, como a implantação do Plano Nacional de Educação (PNE).
“As eleições de delegados e delegadas estão acontecendo em processos amplamente democráticos. Em todo o País mais de 1200 instituições de ensino já estão habilitadas para a realizar as eleições dos seus respectivos representantes. Todas as datas de eleição e inscrição de chapas podem ser acompanhadas através do site do 54º Congresso da UNE, que já teve mais de 150 mil acessos”, destacou o diretor de Humanas da UNE, Ivo Braga.
Fonte: UNE