Criminalidade e violência nas instituições, atuação policial e desarmament são alguns dos temas a serem discutidos pelos servidores da segurança das IPES e EBTTs
O XXVI Seminário Nacional de Segurança das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTTs), que contempla os servidores da área de segurança das instituições federais de ensino superior (IFES) de todo o Brasil, se inicia neste domingo (1) e se estende até o dia 6 de outubro. Durante a semana, o Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufaiçal, no Campus Samambaia da UFG, será palco da realização de diversas palestras e debates relacionados ao tema Segurança Institucional.
Cerca de 250 participantes de todo o país estão inscritos no evento. Para discutir Autonomia Universitária e a atuação de polícia nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), no dia 2, às 8h30, foram convidados os professores Djaci de Oliveira e Eugênio de Carvalho. O primeiro é diretor da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, onde integra a equipe do Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência (Necrivi), e o segundo é diretor da Faculdade de História.
No mesmo dia, às 10h30, será realizada palestra sobre o Estatuto do Desarmamento, com a presença do Deputado Federal/RJ Alexandre do Valle e Gibran Jordão, diretor da Fasubra. Além disso, será apresentado o trabalho na área de segurança que vem sendo desenvolvido na UFG: as experiências nos Câmpus, a coordenação de segurança por meio da Gerência de Segurança Institucional (Geseg) e o aplicativo “Minha UFG”.
As outras pautas enfocam a categoria dos servidores da área de vigilância institucional diante do atual momento vivido no país, trazendo a discussões da conjuntura, como as Reformas Administrativa e da Previdência, que limitam a reposição de vagas e a realização de concursos públicos. Temas pontuais, como violência, casos de assédios, moral e sexual, nas comunidades acadêmicas, também estão na programação do evento, que é aberto a todos os interessados.