A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe) foi criada pelo Decreto nº 7.808/2012, é de direito privado, com natureza pública e autonomia administrativa, financeira e gerencial e tem como objetivo administrar e executar planos de benefícios previdenciários complementares exclusivos para os servidores públicos federais.
Com isso, a Fundação sem fins lucrativos disponibiliza planos de contribuições mensais para os servidores, que são feitas em contas individuais e contam com proteção por invalidez e morte, programa de cashback, entre outros benefícios.
Desde 2003, os servidores que se aposentam não recebem o salário em sua integralidade. Logo, a Funpresp funciona como uma espécie de investimento e poupança para o servidor, visto que as contribuições mensais feitas complementam o salário da aposentadoria.
Entretanto, tudo depende do quão rentável está ou estará a poupança no momento em que o servidor se aposenta, pois, por muitas vezes, o servidor sabe quanto paga, mas não sabe quanto irá receber de complementação, fato que não apresenta vantagem para a categoria.