A Direção Nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) se reuniu na última quarta-feira (28/06) com o ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar da agenda urgente dos(as) servidores(as) Técnico-administrativos(as) em Educação.
Em relato, a dirigente da FASUBRA, Agar Pereira, informou que a reunião foi muito proveitosa, com a garantia da abertura da mesa de negociação no MEC para discutir a pauta de reivindicação da Fasubra que vai ser apresentada ao novo governo em breve. Alguns dos acordos já firmados foram o compromisso de reativação da CNSC (Comissão Nacional da Supervisão da Carreira), onde a carreira dos(as) TAE precisa ser aprimorada depois de um longo tempo sem discussão dessa temática, a Defesa da Eleição Paritária de Reitores(as), com a nomeação do(a) mais votado(a) no formato que acontece nos institutos federais, além de regulamentar a liberação sindical.
Também será instaurada uma Mesa específica com o MEC, Fasubra e Ebserh para tratar da situação dos Hospitais Universitários. Camilo informou que o MEC está reiniciando os concursos para os cargos suspensos, o que vai recompor a força de trabalho dentro das universidades. As condições de trabalho também foram pauta da reunião, com os relatos do assédio moral nas universidades e institutos federais.
A FASUBRA pediu a participação ativa no PNE (Plano Nacional de Educação) e entre essa semana e a próxima, e vai enviar os pontos de pauta para já ter um calendário de discussão com o MEC formado.
Fotos: Elma Dutra
#ctb #fasubra #sintifesgo #mec