ESTUDO REVELA PERFIL DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS DO EXECUTIVO

Estudo revela perfil dos servidores públicos federais do Executivo
Estudo revela perfil dos servidores públicos federais do Executivo

Publicado pela Enap estudo indica um novo perfil dos servidores ativos da União.

Homem, entre 46 e 60 anos, com ensino superior e funcionário civil do Poder Executivo. Esse é o perfil dos servidores ativos da União, apontado pelo estudo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A cartilha Servidores Públicos Federais: Perfil – 2013 traz um panorama da força de trabalho na administração pública, além de sua evolução ao longo dos anos.

Os dados apresentados são referentes ao período de 2002 a 2012 e têm como fonte as edições nº 81, de janeiro de 2003, e nº 201, de janeiro de 2013, do Boletim Estatístico de Pessoal editado pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento (Segep/MP).

O estudo revela que em 2012, do total de 1,1 milhão dos servidores ativos da União, 89% estão no poder Executivo, 9% no Judiciário e 2% no Legislativo. O levantamento indica que, de 2002 a 2012, o crescimento da força de trabalho no serviço público aumentou em 28%.

Do total de servidores que compõe o quadro do poder Executivo, 58% são civis e 31% militares. O estudo aponta que 54% são homens e 46% mulheres e que a faixa etária de 51 a 55 anos de idade é a que possui maior número de servidores, se comparada com as demais. Em relação à distribuição por região, 38% estão na região Sudeste, 21% no Nordeste, 17% no Centro-Oeste, 13% no Sul e 11% no Norte.

O nível de escolaridade desses servidores aumentou em relação a 2002. Hoje 45,9% possuem nível superior (em 2002 eram 42,3%), 4,0% fizeram pós-graduação (contra 3,2%), 6,5% tem mestrado (4,1%) e 10,1% são doutores (4,5%). Essa recomposição qualitativa de pessoal possibilitou a melhoria da gestão da força de trabalho na administração pública, uma das prioridades do governo federal para melhorar a qualidade dos serviços e políticas pública que chegam aos cidadãos.

O governo federal priorizou concursos públicos com maior oferta de cargos de nível superior, fazendo avançar significativamente o número de servidores públicos civis com formação superior e instrução equivalente ou superior a mestrado e doutorado em exercício no Poder Executivo Federal.

A cartilha Servidores Públicos Federais: Perfil – 2013, permite observar como o serviço público federal evoluiu em relação a distribuição de servidores nos três Poderes, ao nível de escolaridade dos servidores e dos cargos que ocupam, além da  questão de gênero na distribuição de funções de Direção e Assessoramento Superiores (DAS).

 

Ministério do Planejamento

Fonte: http://www.cer.adv.br

Imagem: Google

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.