Na tarde de quarta-feira, 20, as entidades nacionais em defesa da Educação Pública se reuniram na sede da FASUBRA Sindical para discutir a agenda e os passos seguintes na campanha em defesa da educação. Pela Federação os coordenadores Rogério Marzola, Rolando Malvásio, Neusa Santana e Edson Lima.
Presentes os representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
As entidades apresentaram o calendário de lutas de cada Categoria a fim de alinhar uma agenda conjunta. A proposta também é unificar as entidades que representam desde a educação básica, fundamental e superior e ampliar o número de instituições públicas dentro da Frente Parlamentar Mista pela valorização das universidades federais. Assim, formariam o bloco da Educação Pública, alinhando também as ações no Congresso Nacional, com o apoio do maior número de parlamentares.
Os representantes apontaram a participação dos trabalhadores no Ato em Defesa da Soberania Nacional, que acontece no dia 03 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro. As entidades vão apresentar a proposta para aprovação das Categorias e organizar caravanas da região sudeste. As entidades presentes também orientam a construção de frentes em defesa da educação pública, de entidades sindicais/estudantis, bem como parlamentares, nos estados.
As universidades estaduais paulistas realizam paralisação nacional no dia 27 de outubro, pela Frente Parlamentar em Defesa das universidades públicas.
A próxima reunião será no dia 26 de setembro, às 17h, na sede do ANDES-SN. Entre os pontos que serão abordados, está o indicativo para um ato conjunto da Educação no Rio de Janeiro na sequência do dia 03, a articulação de agendas e atividades entre as entidades. Também a definição de uma reunião conjunta entre as entidades da educação com as comissões de educação da Câmara e do Senado, e a construção de uma campanha de mídia nacional em defesa da educação.
Fonte: FASUBRA Sindical