Quatro dias de programação, centenas de delegados e delegadas envolvidos com palestras, grupos de debates, oficinas e atividades culturais tendo como tema a saúde pública de Goiânia e Goiás.
O SUS, construído à décadas, com a Constituição de 1988, ficou instituído como direito de todos a saúde e dever do estado, tendo como princípios a universalidade, integralidade e o controle social efetivado por meio da participação popular através dos Conselhos de Saúde e das Conferências, onde a sociedade participa e delibera sobre os rumos das políticas públicas para a saúde.
A etapa municipal teve a competência de votar as propostas e eleger os delegados(as) para a VII Conferência Estadual de Saúde que acontecerá de 19 a 21 de setembro de 2011.
A Conferência é o momento mais importante da consolidação do controle social da política de saúde. Dentre as conquistas levantadas nas Conferências, destacam-se programas, leis e serviços que beneficiam todos os usuários do SUS.
Outro momento rico de debates na Conferência acontece durante o processo de eleição dos delegados(as) para a Conferência Estadual, onde, as entidades representativas dos trabalhadores e dos usuários exercem um grande papel para que o processo seja o mais democrático e participativo e consiga eleger quem de fato tem compromissos e história em defesa da saúde pública.
Com reconhecimento e respeito público elevado o SINT-IFES é novamente convocado para contribuir indicado um nome para delegado e, entre os participantes, escolheu a companheira Heloisa, assistente social do HC, para nos representar na etapa estadual. Uma vitória do SINT-IFES que tem uma história em defesa do HC e dos trabalhadores na saúde.
Comando Local de Greve