Na tarde de quarta-feira, 05, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) junto às centrais sindicais e demais entidades do serviço público e movimentos sociais se reuniram para discutir o calendário de mobilização. Representaram a FASUBRA Sindical os coordenadores Mário Márcio Garofolo, Adriana Stella, Beto Sena, Rogério Marzola, Lucivaldo A. Santos.
Em setembro trabalhadores do serviço público se mobilizaram em diversas manifestações, paralisações e protestos na capital federal, em caravana nos dias 12, 13 e 14, para pressionar o governo contra a retirada de direitos e o Ajuste Fiscal.
A mobilização continuou por meio de atos e paralisações em âmbito nacional nos dias 22 e 29 de setembro para construção da Greve Geral.
Agora, no mês de outubro, a classe trabalhadora enfrenta a tramitação de projetos e propostas de ataques do governo Michel Temer. Para a FASUBRA, a resposta deve ser o Outubro de Lutas, para unificar forças e chamar a unidade com outras categorias.
Com a ação do governo Temer junto à base de apoio para tentar iniciar a votação em primeiro turno da PEC 241/16, que limita os gastos com saúde e educação em 20 anos, já na próxima semana, as entidades indicaram o calendário de mobilização.
Contra a aprovação do texto base que retira da Petrobrás (PLS 131/15) a obrigatoriedade de participar de todos os consórcios de exploração dos campos do pré-sal, o que garantia financiamento para a educação e a proposta de reforma da previdência.
O calendário tem o objetivo de pressionar a bancada do congresso para votar contra as reformas anunciadas, construir a unidade do funcionalismo contra os ataques e organizar as lutas rumo à Greve Geral.
A FASUBRA incorpora o calendário de lutas do Fonasefe e mantém a orientação de que as assembleias de base votem o estado de greve e construam as mobilizações em torno dos eixos gerais de luta e pelo Fora Temer!
Calendário de lutas:
– 06 de outubro- mobilização na Comissão Especial da PEC 241/16;
– 10 de outubro – às 10h, na sede do ANDES-SN, reunião do Fonasefe, entidades de servidores estaduais e municipais, movimentos sociais e centrais; às 13:30h se desenvolverá a reunião do setor da educação;
– 10 a 12 de outubro – mobilização – nos aeroportos (estados) e no Congresso Nacional contra a aprovação da PEC 241/16; concentração em Brasília para recebimento de materiais para atuação no congresso será na sede do Andes a partir das 9 horas; fazemos um chamado para que as entidades, em especial às do entorno, enviem representações a Brasília nesse período para atuação junto ao congresso nacional;
– 25 de outubro – Dia Nacional em Defesa do Serviço Público com mobilização/paralisação nos estados para construir a greve geral; orientamos paralisação nesta data em nossa base, buscando atividades conjuntas, em especial no campo da educação; essa data é indicativa, pois poderá ser ajustada na reunião do dia 10 de outubro, visando unificar com mais setores;
– Greve Geral – Indicativo na primeira quinzena de novembro, com data de referência no dia 09 de novembro.
Eixos aprovados
– Todos às ruas rumo à Greve Geral!
– Contra as Reformas da Previdência, Trabalhista e o PLC 30 da Terceirização!
– Contra o PLC 54 (PL 257), a PEC 241 e PL 4567!
– Contra o Ajuste Fiscal e pela Auditoria da Dívida Pública e redução da taxa de juros!
– Em defesa do Emprego!
– Contra a Lei da Mordaça e a Reforma do Ensino Médio!
Reforçamos a necessidade de construir e fortalecer os comitês de mobilização nas Instituições de Ensino Superior (IES), bem como a efetivação dos fóruns estaduais para organizar a mobilização.
Entidades presentes: ANDES-SN, ASFOC-SN, ASSIBGE-SN, CSP CONLUTAS, CTB, CGTB, FASUBRA, FENAJUFE, FENASPS, NCST/CSPB, SINAIT, SINAL e SINASEFE.
Fonte: FASUBRA Sindical