A manhã estava fria, mas não o suficiente para afastar os trabalhadores da luta por melhores condições de trabalho e valorização de suas carreiras. Os servidores públicos federais fizeram uma caminhada hoje, 04, até o prédio do Ministério da Fazenda na Praça Cívica. O local foi ocupado pelos manifestantes que pedem ao governo a abertura da mesa de negociações para que a greve seja encerrada.
No ato estavam presente servidores da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Incra, da Funasa, do Ministério da Saúde e de outros órgãos que seguem com serviços paralisados em função da greve. O movimento foi inteiramente pacífico, no Ministério da Fazendo representantes dos sindicatos presentes se reuniram com a superintendência do órgão que se dispôs a enviar um memorando ao ministério em Brasília, explicando as reivindicações do movimento. A polícia militar esteve presente local apenas para organizar o encerramento do ato para que nenhum acidente ocorresse.
As pautas de reivindicações entre os trabalhadores federais são semelhantes no que tange a questões como: reajuste salarial (com as perdas da inflação), fim da terceirização e concurso público imediato, além de melhorias nas condições de trabalho. O governo federal, porém, ainda não manifestou nenhuma abertura para negociação.
Por Pollyana Queiroz
Departamento de Comunicação Sint-Ifes GO
Documento da procuradora-geral da fazenda goiás
Documento da procuradora-geral da fazenda goiás