EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DO SERVIÇO PÚBLICO

Diante da tamanha desigualdade social observada no Brasil, dilatada e escancarada pela pandemia, é impensável discutir o enfraquecimento dos serviços públicos. Estes garantem o mínimo de dignidade à população brasileira, especialmente nas regiões mais carentes de nosso país.

Os serviços públicos, especialmente na área de educação, são estratégicos para o crescimento e desenvolvimento do Brasil. A educação é um dever do Estado, que deve chegar indistintamente e democraticamente a todos os brasileiros. Como algo tão relevante, importante e estratégico para o Brasil poderia ser terceirizado e/ou privatizado?

As Instituições Públicas de Ensino Superior têm seu fim no serviço prestado, no desenvolvimento de inovação, através da pesquisa, na formação profissional, através do ensino, e na prestação de serviços à população, através da extensão. Suas atividades não são permeadas pelo lucro, mas sim, pelo alcance máximo dos serviços aos brasileiros, o que torna as Universidades Públicas Brasileiras referência no Brasil, na América Latina e no mundo.

Doravante, devemos reforçar a importância da educação e das Universidades para o pleno desenvolvimento do Brasil. Doravante, devemos lutar para que a educação básica seja ampliada e fortalecida, que não seja usada como cabide de emprego ou para esquemas de corrupção, mas que possa ser gerida com autonomia, preparando cada pequeno e pequena para o pleno exercício de sua cidadania. Este é o embate que devemos apoiar para mudar o nosso país verdadeiramente.

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.