DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DEBATEM DEMANDAS CONJUNTAS

DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DEBATEM DEMANDAS CONJUNTAS
DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DEBATEM DEMANDAS CONJUNTAS

O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás (IPES) se reuniu na manhã do dia 29, na sala de reuniões do gabinete do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Participaram do primeiro o encontro de 2019 o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues, e da instituição anfitriã, Vicente de Almeida. 

Na pauta da reunião estiveram sugestões de ações conjuntas que visam racionalizar o uso de recursos financeiros. Com foco na área de TI, Edward Madureira sugeriu ações para construção de centro de armazenamento de dados  e infraestrutura compartilhada. “A demanda de estrutura de TI que nossas instituições possuem é grande e com investimento muito alto. Se pensarmos em ações conjuntas, podemos economizar bastante”, afirma. A ideia dos dirigentes é também discutir a construção de laboratórios que exijam tecnologia de ponta de forma que todas as instituições possam compartilhar o uso do maquinário e os recursos humanos. 

Outro ponto discutido é a realização de eventos conjuntos, que possam atender alunos de todas as instituições envolvidas no Fórum. “Teremos em poucos dias o Conpeex, que abarca as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão e acreditamos que esse possa ser um espaço utilizado por vocês para capacitar seus estudantes”, diz Edward. 
O reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, sugeriu também um esforço conjunto para avanço na oferta de cursos e materiais em Educação a Distância. “Precisamos nos ajudar com relação a esta demanda, pois temos um público que necessita dessa modalidade. A criação de cursos conjuntos ou que possam atender a todos nós pode ser uma iniciativa válida”, diz. 

Para o reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues, outro ponto que necessita de ação conjunta entre as IPES é a saúde dos servidores e alunos. “Temos enfrentado um problema grave em nossas instituições com relação a depressão e até mesmo suicídio. Precisamos pensar um programa de Universidade saudável. Nesse ponto, precisamos pensar em soluções coletivas, para tentar minimizar o problema que nos aflige”, diz. Para Edward Madureira, um esforço nesse sentido pode dar um exemplo a outras instituições do país. 
Sobre o Fórum – O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás foi criado em 2012 com o objetivo de aproximar as instituições para uma atuação conjunta de modo a racionalizar esforços e evitar sombreamento da oferta em educação superior pública em Goiás. A próxima reunião do Fórum de Reitores está marcada para o início do mês de julho, na Universidade Federal de Goiás. 

Fonte: Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos do IF Goiano

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.