Conhecimentos de física e química são aplicados por estudantes nos lançamentos de artefatos construídos com material reciclável.
Nos dias 24 e 25 de maio, Goiânia recebeu a Copa Centro-Oeste de foguetes, uma realização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), na qual o coordenador de Popularização da Ciência é o diretor do SINT-IFESGO, Renato Cândido.
Na abertura do evento, Renato destacou a importância do evento para o estímulo dos estudantes a ingressarem na universidade e afirmou que o evento contribui com a chamada educação espacial. Ao Jornal da UFG, ele declarou:
“Precisamos, dentro da popularização da ciência, fazer ações relacionadas à educação espacial […] Nossa ideia é seguir contribuindo com a ciência do Brasil e com a formação aeroespacial, que é uma lacuna no nosso Estado.”
O evento contou com a participação de estudantes de ensino médio e fundamental de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso de Sul e Distrito Federal, e com a supervisão de professores dos cursos de Engenharia Mecânica e da Estelar Educacional. Nos dois dias de atividades, 72 competidores competiram no lançamento de foguetes feitos de garrafa pet lançados a longa distância, a partir de força motriz produzida por reações químicas. Os lançamentos são planejados ao longo de meses e exigem dedicação e conhecimento, já que envolvem noções de física, química, matemática, além de muitos ensaios práticos.
O SINT-IFESGO felicita o nosso diretor pelo seu destacado trabalho de organização de um evento de educação científica inovadora e com grande potencial para o desenvolvimento soberano do no país.
SINT-IFESGO, experiência que avança, renovação que transforma!
#SINTIFESGO #UFG #PROEC #EducaçãoEspacial #Sinticato #Engenharia #Copa #Foguete #Goiás #MatoGrosso #MatoGrossoDoSul #DF







