Nos dias 24 e 25 de setembro, a direção da FASUBRA (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) realizou uma reunião com o objetivo de avaliar a greve de 2024 e preparar a pauta para o seminário de carreira que ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro, bem como a plenária programada para os dias 28 e 29 do mesmo mês. Estiveram presentes representando a categoria por Goiás, Fernando Mota, coordenador geral do Sint-IFESGO e Elma Dutra coordenadora de aposentadosda Fasubra.
Durante a reunião, um dos pontos debatidos foi a inclusão dos doutores na proposta de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). A direção discutiu a pertinência dessa inclusão no momento, uma vez que o Projeto de Lei (PL) das alterações de carreira ainda está em elaboração pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI). A avaliação da maioria foi de que essa modificação não colocaria em risco a aprovação do PL que visa os aprimoramentos da carreira.
Outros temas abordados na reunião incluíram questões referentes ao encontro de aposentados e o encontro dos Hospitais Universitários (HUs), ambos programados para ocorrer ainda este ano. A direção reforçou a importância dessas discussões para fortalecer a atuação sindical e a defesa dos direitos dos trabalhadores técnico-administrativos em educação.
#sintifesgo #fasubra #seminário