Hoje, 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, em homenagem à criação da Organização, mas apenas em 1950 passou a ser comemorada anualmente.
O Dia Mundial da Saúde tem como objetivo conscientizar a população sobre a qualidade de vida e os fatores que afetam a saúde de um modo geral e, a partir disso, estimular a criação de políticas públicas voltadas para a saúde da sociedade. A cada ano, a data levanta uma temática diferente para trazer o debate e a conscientização à tona. A desse ano é “Nosso planeta, nossa saúde”.
A saúde é um direito social fundamental e foi garantido pela Constituição Federal de 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) através da pressão de movimentos sociais, que entenderam que o acesso à saúde de qualidade é um direito de todos, não apenas para quem tivesse dinheiro para arcar com o modelo privado de saúde.
Atualmente, o SUS atende mais de 190 milhões de brasileiros e cerca de 80% dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento de saúde, que vão de atendimentos primários, atendimentos de emergência, fornecimento de vacinas e remédios gratuitos para a população, além da fiscalização e controle de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Sint-IFESgo ressalta a importância de se defender o SUS e os demais serviços públicos da privatização, visto que eles auxiliam e asseguram os direitos fundamentais de grande parte da população brasileira diariamente.
#sintifesgo #sindicatodeluta #diamundialdasaúde #vivaosus
Texto: Heloísa Brito
Design: Ana Domitila