O Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado hoje (1º), foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990, com o objetivo de promover a conscientização sobre os direitos e o bem-estar das pessoas idosas. Neste ano de 2024, o tema escolhido é “Envelhecer com dignidade: a importância de fortalecer os sistemas de assistência e apoio para idosos em todo o mundo”.
A projeção é que o número de pessoas com 65 anos ou mais no mundo mais que dobre, passando de 761 milhões em 2021 para 1,6 bilhão em 2050. O número de pessoas com 80 anos ou mais está crescendo ainda mais rápido. Hoje, a expectativa de vida ao nascer excede 75 anos em metade dos países ou regiões do mundo, 25 anos a mais do que aqueles nascidos em 1950. Espera-se que indivíduos que chegam aos 65 anos vivam, em média, mais 16,8 anos.
Em 2018, um marco histórico foi alcançado quando o número de idosos superou o de crianças menores de cinco anos pela primeira vez no mundo. Até 2030, projeta-se que a população global de idosos deverá exceder o número de jovens e dobrar o número de crianças menores de cinco anos. À medida que as populações envelhecem, a demanda por assistência médica e suporte social aumentou, especialmente para aqueles com condições como demência, uma das principais causas de dependência e incapacidade em adultos mais velhos. Cuidados especializados agora são essenciais para atender a essas necessidades crescentes.
As mulheres, que compreendem a maioria dos beneficiários de cuidados e cuidadores, contribuem com cerca de 70% das horas globais de cuidados informais. Isso é especialmente verdadeiro em países de baixa e média renda com serviços de cuidados limitados, tornando as mulheres mais vulneráveis à pobreza na velhice.
Neste contexto, destaca-se a necessidade urgente de expandir o treinamento e as oportunidades educacionais em geriatria e gerontologia, bem como a importância de proteger os direitos humanos tanto das/os cuidadores quanto das/os receptores de cuidados, promovendo abordagens centradas na pessoa que respeitem a dignidade, as crenças, as necessidades e a privacidade das pessoas idosas, além do direito de tomar decisões sobre seus cuidados e a qualidade de suas vidas.
O Sint-IFESGO tem um compromisso firme com as/os aposentados e pensionistas. Através de diversas iniciativas, o Sint-IFESGO busca assegurar que os direitos das pessoas idosas sejam respeitados, promovendo políticas que garantam uma aposentadoria digna e um atendimento adequado às suas necessidades.
Entre as ações do Sint-IFESGO, destacam-se a defesa de melhores condições de saúde, o acesso a serviços públicos de qualidade e a promoção de programas que visem o bem-estar social das/os servidores aposentadas/os. O sindicato também atua como um canal de comunicação entre as/os aposentadas/os e as instituições responsáveis, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e suas demandas atendidas.
Neste Dia Internacional da Pessoa Idosa, reafirmamos nosso compromisso em lutar por um futuro onde as pessoas idosas possam viver com dignidade, saúde e respeito, contribuindo ativamente para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
#sintifesgo
#ctbfasubra
#PessoaIdosa
#Aposentados
#Dignidade
#Respeito
#Inclusão