DEBATE SOBRE CRISE POLÍTICA LEVANTA A QUESTÃO DA ILEGALIDADE DO IMPEACHMENT

DEBATE SOBRE CRISE POLÍTICA LEVANTA A QUESTÃO DA ILEGALIDADE DO IMPEACHMENT
DEBATE SOBRE CRISE POLÍTICA LEVANTA A QUESTÃO DA ILEGALIDADE DO IMPEACHMENT

O SINT-IFESgo, a ADUFG e a APG realizaram, na manhã de hoje (29), o debate “A crise política no Brasil e suas consequências”. O evento aconteceu no auditório do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG) e  reuniu diversas entidades do movimento social, bem como a comunidade acadêmica em geral.

O debate contou com a participação dos cientistas políticos Pedro Célio Alves Borges e Francisco Tavares, ambos Doutores e Professores da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, do advogado Bruno Pena, especialista em Direito Público e Gestão Pública e Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-GO, e do Reitor da UFG, Prof. Orlando Amaral.

O professor Francisco Tavares abriu a discussão afirmando que crise no Brasil possui um caráter internacional e foi resultado da ilusão de que era possível fazer um casamento entre capitalismo e democracia. Ressaltou ainda que o PT ajudou a gestar essa crise, alimentado uma baixa politização da sociedade. Por fim disse que, mesmo com as dificuldades apresentadas, o impeachment, impulsionado pela direita, é um golpe de estado.

Em seguida, o advogado Bruno Pena levantou que, com as arbitrariedades da operação Lava Jato e do Juiz Sérgio Moro, os direitos e garantias fundamentais estão sendo mitigados, ameaçando a segurança jurídica do país. “É uma luta contra a corrupção dos outros”, alertou. Disse ainda que não se pode combater a corrupção no vale tudo.

O professor Pedro Célio apontou que a crise é fruto do rompimento da base social e de isolamento político do PT. “O discurso de campanha da Dilma e o que foi praticado depois de eleita foi o começo do fim do governo”, asseverou.  De acordo com ele esse quadro pode resultar em um golpe branco, dentro das regras da Constituição Federal.

Já o Reitor da UFG, Orlando Amaral, apresentou a nota da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), que se posicionou contra a tentativa de impeachment. Em seguida, falou dos avanços e da grande expansão das universidades federais que aconteceram durante os governos de Lula e Dilma e alertou que o programa proposto por Michel Temer prevê vários retrocessos no ensino superior, abrindo, inclusive, a possibilidade de acabar com a gratuidade das Instituições Federais de Ensino Superior.

Ciclo de Debates

A atividade integrou um ciclo de debates, iniciativa tomada pelas três entidades com o objetivo de discutir diversos temas relacionados à vida acadêmica. Fora do calendário inicialmente, o tema da crise política do país foi alçado em virtude dos últimos fatos que surgiram no cenário político que apontam para a possibilidade de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

A coordenadora geral do SINT-IFESgo, Fátima dos Reis, reafirmou a importância da realização de todo o ciclo de Debates para a comunidade acadêmica das três Instituições Federais de Ensino de Goiás (UFG, IFG e IF Goiano).

Fátima disse ainda que o tema da crise política tornou-se o mais importante do Ciclo, uma vez que ele altera todos as demais discussões, inclusive as pautas dos trabalhadores. “Dependendo do que acontecer no país nos próximos dias, os outros debates que iremos promover vão assumir outro caráter. Pela conjuntura que estamos vivendo, esse debate dá condições para que as pessoas possam se posicionar de acordo com a sua consciência”, concluiu.

Confira abaixo o vídeo do debate na íntegra:


Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.