31 de janeiro de 2025. CTB.org Por Lívia Bruna (Redação)
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) se manifestou contrária à proposta de liberação da venda de medicamentos em supermercados. Em publicação no portal da CTB (link nos stories), a entidade alertou para os riscos dessa medida, que pode comprometer a segurança sanitária e a saúde da população.
De acordo com a CTB, a comercialização de medicamentos fora das farmácias representa um grave retrocesso, pois facilita a automedicação e dificulta a orientação profissional sobre o uso correto dos remédios. Além disso, a entidade destacou que a venda indiscriminada pode aumentar os casos de intoxicação e resistência antimicrobiana.
A central sindical reforça seu compromisso com a defesa da saúde pública e se soma a outras entidades contrárias à proposta, argumentando que essa medida atende apenas a interesses econômicos, colocando em risco a vida das pessoas.
O Sint-IFESGO compartilha dessa preocupação e reitera seu compromisso com a defesa do direito à saúde. Para nós, a proposta de venda de medicamentos em supermercados representa um risco sanitário e um ataque à regulação do setor, podendo comprometer ainda mais o acesso seguro a medicamentos e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Acesse a matéria completa no site de origem – [https://www.ctb.org.br/2025/01/31/ctb-se-posiciona-contra-venda-de-medicamentos-em-supermercados-risco-sanitario-e-afronta-a-vida-das-pessoas/]