CONTRA TERCEIRIZAÇÃO, CALHEIROS ENCONTRA CENTRAIS HOJE (28)

A aprovação do PL 4.330/04 na Câmara dos Deputados criou uma disputa interna desconfortável no PMDB
A aprovação do PL 4.330/04 na Câmara dos Deputados criou uma disputa interna desconfortável no PMDB

Após se manifestar abertamente contrário às terceirizações de atividades-fim, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), receberá as centrais sindicais em reunião para tratar do tema. Precisamente nesta terça-feira (28), às 16h, representantes da CTB e da CUT se encontrarão com Calheiros para discutir a melhor forma de tratar o PL 4.330/04.

A aprovação do PL 4.330/04 na Câmara dos Deputados criou uma disputa interna desconfortável no PMDB, com dois caciques em aberta troca de farpas: se de um lado Eduardo Cunha assume as posições fundamentalistas do conservadorismo religioso e empresarial, do outro Renan Calheiros tenta segurar seu partido no centro do espectro político. Calheiros categorizou a ofensiva do colega como uma “pedalada nos direitos do trabalhador”, em entrevista à Agência Senado, e depois de um passo além, afirmando que “não tem muita pressa na tramitação desta matéria” – algo que insinua um engavetamento do assunto, em essência.

O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), seguiu a mesma linha, e diz que o assunto ainda terá que passar por “quatro ou cinco comissões diferentes” no Senado antes de ser votado.

Mesmo com três vezes mais representantes empresariais do que trabalhistas no Senado, a aprovação do PL 4.330/04 é dada como improvável em sua forma atual. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), não usa meias palavras quando questionado sobre as chances: “No Senado, não passará como foi aprovado”. Ele lista quatro alterações que deverão ser contempladas antes de qualquer diálogo: o impedimento das terceirizações nas atividades-fim e nas estatais e a garantia das contribuições ao INSS e ao FGTS.

Fonte: Portal CTB

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.