Por Jordana Barbosa
O Conselho Universitário da UFG se reuniu em sessão ordinária na última sexta-feira (05/07). Da extensa pauta, três pontos podem ser destacados: Estatuto da UFG, título de servidor emérito ao trabalhador Winston Garcia e a violência policial contra professores e estudantes da UFG – Cidade de Goiás.
O Estatuto da Universidade Federal de Goiás foi entregue ao reitor Edward Madureira Brasil pela presidente da Comissão de Análise e Reforma do Estatuto, a Pró-reitora Sandramara Matias. A comissão formada no final de 2010 foi composta por técnico-administrativos, docentes e discentes. O estatuto reformulado deverá agora ser aprovado pelos três conselhos do MEC.
O segundo ponto destacado foi a concessão do título de Servidor Emérito a Winston Garcia. Ele é o segundo servidor a receber esse título na UFG. O primeiro foi Paulo Afonso de Araujo Carvalho, no reitorado da Professora Milca Severino Pereira. Winston entrou na universidade em 1979 e se aposentou em 2012. A proposta foi aprovada por aclamação. A diretora do SINT-IFESgo, Fátima dos Reis, parabenizou a reitoria pela iniciativa e ressaltou como é importante o reconhecimento e o respeito aos técnico-administrativos.
No momento da Palavra Livre aos conselheiros foi exposto o caso da agressão policial contra membros da UFG na cidade de Goiás. Durante uma manifestação na abertura do FICA, nove pessoas, todos estudantes ou professores foram espancados e presos pela polícia militar. O Conselho Universitário decidiu construir uma moção de repudio ao autoritarismo e à violência da policia.