A II Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014) acontecerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), no período de 19 a 23 de novembro. Com o tema “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, a CONAE deverá contar com quatro mil pessoas que discutirão os rumos da educação no país. A FASUBRA, enquanto entidade representante dos técnico-administrativos em Educação das IFES, participará da atividade coordenando uma das mesas de interesse e deve, ainda, colocar em pauta as reivindicações e expectativas da categoria.
As discussões serão encaminhadas por delegados oriundos das Conferências Estaduais e Distrital, que aconteceram em 2013 e que, segundo a organização dos eventos, tiveram a participação de mais de 23 mil pessoas. Para a Conferência Nacional, os participantes serão distribuídos em segmentos e setores. Os segmentos definidos são pais, estudantes, professores e gestores, divididos entre educação básica, superior e profissional. Já os setores, são delegados de entidades diversas e movimentos sociais.
Para o Fórum Nacional de Educação a expectativa para o evento é de que se possa ter um maior nível de debate, que se consiga aprovar as melhores propostas e assim produzir um Documento Final que paute a Educação nos próximos anos tendo como base o Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação.
Segundo a organização da CONAE 2014, toda a fase preparatória à Conferência foi concluída pelo Fórum Nacional de Educação, inclusive já tendo sido formulado do o Regimento da CONAE e o Documento-Base.
O que é a II CONAE
A CONAE é um espaço democrático onde representações de vários segmentos da sociedade debatem o desenvolvimento da Educação Nacional. Nesta II CONAE serão apresentadas propostas que tornarão possível a efetivação do Plano Nacional de Educação (PNE), indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.