COMANDO LOCAL DE GREVE FAZ PRIMEIRAS DELIBERAÇÕES DO MOVIMENTO CONTRA A PEC DA MORTE

COMANDO LOCAL DE GREVE FAZ PRIMEIRAS DELIBERAÇÕES DO MOVIMENTO CONTRA A PEC DA MORTE
COMANDO LOCAL DE GREVE FAZ PRIMEIRAS DELIBERAÇÕES DO MOVIMENTO CONTRA A PEC DA MORTE

Os encaminhamentos da greve dos técnicos-administrativos da UFG, IFG e IF Goiano contra a PEC do desmonte do serviço público, a nomeação da Comissão de Pedidos, o fundo de greve e o calendário de atividades para as próximas semanas foram alguns dos assuntos debatidos e definidos na primeira reunião do Comando Local de Greve (CLG), realizada na quinta-feira, 27, na tenda do movimento instalada no Câmpus Samambaia, onde grupos de estudantes também realizam o Movimento Ocupa.

Ambos os movimentos, de paralisação dos trabalhadores e de ocupação de unidades acadêmicas pelos estudantes, representam a resistência contra o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016 que, após, aprovação na Câmara Federal, nesta semana, tramita agora no Senado, sob nova nomenclatura, PEC 55/2016. O pacote, que abrange todo o serviço público (municipal, estadual e federal), prevê o congelamento de investimentos para a Educação e Saúde para as próximas duas décadas, incluindo salários, benefícios, concursos públicos e vagas.

O CLG reafirmou solidariedade e apoio dos trabalhadores das Ifes goianas ao movimento estudantes, inclusive com a realização de atividades conjuntas e contribuições logísticas. Sobre os serviços essenciais ficou definido que serviços que possam causar danos irreparáveis a pessoas ou instituições devem ser realizados como atividade de greve, os demais devem ser inteiramente paralisados.

Para maior efetividade na conscientização e envolvimento da sociedade, devem ser formados grupos permanentes para pedágio de faixas nos semáforos de pontos estratégicos da cidade.

Também foi aprovado o desconto do percentual de 1% (um por cento) na folha de pagamento dos técnicos-administrativos para o fundo de greve. Entre as demais decisões do CLG estão a liberação para que um grupo de técnicos da Reitoria possa proceder pagamentos previstos da folha funcional e de bolsas estudantis; a confecção de materiais de divulgação do movimento e o calendário de atividades para as próximas semanas.

Duas tendas de apoio do movimento grevista já estão armadas, uma no Câmpus Samambaia, entre o Instituto de Química (IQ) e a agência da Caixa Econômica Federal, e outra no Câmpus Colemar Natal e Silva, Praça Universitária, no estacionamento entre a Faculdade de Educação (FE) e o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP). Outras tendas foram solicitadas e devem ser fixadas nos próximos dias, como a tenda do

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.