Comissão presidida pelo Sint-IFESGO define calendário e regras para o processo eleitoral da Reitoria da UFG.
A Comissão Organizadora da Consulta à Comunidade Universitária (COC/UFG) divulgou, nesta última quarta-feira (16), o edital que regulamenta o processo de escolha do(a) próximo(a) reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Federal de Goiás para o mandato 2026-2029. O documento, aprovado pela comissão, estabelece o regimento eleitoral com datas, regras de campanha, critérios de votação e normas para inscrição das chapas.
A consulta será paritária, com voto direto e secreto, envolvendo docentes, técnico-administrativos e estudantes da graduação, pós-graduação e CEPAE. Cada segmento terá peso igual na apuração, conforme fórmula de ponderação prevista no edital.
As eleições ocorrerão nos dias 24 e 25 de junho, via sistema eletrônico SIGEleição, com opção de voto presencial para aposentados que não tenham acesso ao sistema. As inscrições de chapas deverão ser realizadas entre os dias 20 e 21 de maio.
A Comissão Organizadora é composta por representantes das quatro entidades da comunidade universitária: o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-IFESGO), Adufg-Sindicato, Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFG) e Associação de Pós-Graduandos (APG-UFG). A presidência da Comissão será exercida por Fernando César Silva da Mota, Coordenador Geral do Sint-IFESGO.
Confira a composição completa da Comissão:
– Pelo Adufg-Sindicato:
Titulares: Prof. Flávio Alves da Silva (Escola de Engenharia de Alimentos e Agronomia) e Prof. Fábio Vitoriano e Silva (Instituto de Matemática e Estatística).
Suplente: Prof. Geci José Pereira da Silva (Instituto de Matemática e Estatística).
– Pelo Sint-IFESGO:
Titulares: Fernando César Silva Mota e Cyanéa Ferreira Lima Gebrim.
Suplente: Diego Pereira Siqueira.
– Pelo DCE/UFG:
Titular: Rafaela Corrêa da Silva Henrique (curso de Design Gráfico).
– Pela APG/UFG:
Titular: Vilmar de Almeida Coelho Filho.
A COC será responsável por garantir a lisura e a transparência de todo o processo eleitoral que culminará na escolha das novas lideranças da Reitoria da UFG para os próximos anos, fiscalizando a campanha das chapas, organizando debates e deliberando sobre eventuais impugnações e penalidades.
– Calendário eleitoral (principais datas):
Inscrição das chapas: 20 e 21 de maio
Divulgação da lista de eleitores/as: até 13 de junho
Consulta à comunidade: 24 e 25 de junho
Data limite para impulsionamento de conteúdo em redes sociais: 20 de junho
O edital de consulta à comunidade universitária e o ofício de nomeação da Comissão Organizadora da Consulta UFG estão anexos a esta publicação para leitura.
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