CATEGORIA DE TAE’S NA UFG AVALIA IMPASSE DA GREVE

Categoria de TAE's na UFG avalia impasse da greve
Categoria de TAE's na UFG avalia impasse da greve

A categoria de trabalhadores e trabalhadoras técnico-administrativos em educação da UFG reuniram-se em assembleia geral da greve, no dia 05 de setembro, no auditório da Biblioteca Central da UFG, para avaliar o quadro nacional e local da greve, para aprovar encaminhamentos para o movimento em Goiás e eleger delegados (as) para compor o novo ciclo junto ao CNG.

Para subsidiar os debates a Mesa Coordenadora dos Trabalhos, composta por João Pires, Élson Ferreira e Marilda Nogueira, abriram a reunião fazendo a leitura do informe nacional, contido no IG, de 03/09 e na sequência concedeu a palavra para as delegadas e o delegado da Base junto ao CNG para complementar com os informes nacionais.

Na oportunidade a delegada Fátima dos Reis informou sobre a reunião do CNG com a Andifes para tratar sobre a exigências da AGU sobre as Reitorias para cobrar a aplicação da sentença do STJ e para o controle de freqüência da categoria. Outro assunto tratado foi a exigência do MEC sobre os HU’s para o controle do ponto eletrônico.

Informou sobre a reunião dos deputados federais com Duvanier Paiva, Secretário de SRH do MPOG, que aconteceu no dia 01/09.

A delegada Dayse Caetano informa sobre as ações do CNG e o delegado Gibran Jordão além, de complementar informa sobre a intervenção do CNG que impediu a votação do PL 1749/2011, que autoriza o Governo a cria a EBSERH, que tramita na Comissão Especial na Câmara dos Deputados.

O companheiro Elson Ferreira informa sobre a reunião da Comissão do CLG constituída com a Reitoria da UFG para tratar da exigência da AGU para cumprimento da sentença do STJ e sobre a cobrança do controle de ponto durante a greve. Informou, ainda, sobre a reunião do CONSUNI, onde o Reitor, Prof. Edward Madureira faz novamente a defesa da pauta de reivindicações da categoria, manifesta respeito pelo movimento e novamente se compromete em ajudar a solucionar o impasse com o MPOG.

João Pires informa sobre a paralisação do Hospital das Clínicas durante o período matutino, do dia 31/08, o que acabou se transformando em um ato de apoio a luta da categoria por parte dos usuários que por iniciativa própria interditaram o transito na avenida em frente ao Pronto Socorro por mais  de 1 hora, promovendo uma grande repercussão na imprensa local.

Informa, também, sobre o contato feito com o Reitor da UFG, Prof. Edward Madureira, que de pronto fez telefonemas para o Presidente da Andifes, Prof. João Luiz e diante da falta de expectativas proposta que a Andifes procure a Ministra Mirian Belchior e se coloca a disposição do Prof. João Luiz para ir para Brasília ajudar na articulação. Outro telefonema feito foi para o Deputado Federal Rubens Otoni, onde expôs o impasse existente do movimento com o Governo e solicitou a intervenção do Deputado para ajudar. O Deputado se comprometeu a fazer conversas durante o período que estará no Palácio do Governo na próxima terça-feira.

Encerrado os informes e esclarecimentos é aberto para as avaliações e propostas de encaminhamentos do movimento. Na oportunidade falaram 23 pessoas.

Encaminhamentos aprovados:

1 – Que a categoria promova reunião ao longo da semana nas Unidades Acadêmicas e Órgãos da UFG para:

a)    medir o fôlego da categoria com a greve;

b)    medir a disposição de dar continuidade a greve apesar do estágio em que se encontra o movimento.

 2 – Cobrar novamente do Comando Nacional de Greve uma avaliação apontando perspectivas ao movimento e um informe sobre o grau de mobilizações nas demais Universidades paralisadas;

3 – Participar do Grito dos Excluidos no Estado de Goiás, no próximo dia 07/09 (horário e local de concentração será divulgado posteriormente);

4 – Desenvolver uma campanha publicitária em defesa do HC, contra a aprovação do PL 1749/2011;

5 – Prorrogar o mandato das delegadas Fátima dos Reis e Dayse Caetano e do delegado Gibran Jordão, até o dia 09/09 (sexta-feira), mantendo na suplência o companheiro Eduardo Marques;

6 – Realizar no próximo dia 12/09 (segunda-feira) a assembleia geral da greve da categoria (o local será divulgado em breve);

7 – Intensificar a mobilização da categoria para a caravana a Brasília, no dia 14/09 (quarta-feira), para participar da reunião da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que votará o parecer do relator sobre o PL 1749/2011, da EBSERH.

COMANDO LOCAL DE GREVE

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.