Jornada de trabalho passará de 40 para 30 horas semanais.
A luta organizada da classe trabalhadora mais uma vez surtiu resultados positivos. Por 39 votos a cinco, o Conselho Administrativo (CAD) da UnB aprovou a flexibilização da jornada de trabalho para todos os servidores técnico-administrativos da Universidade. Com isso, ao invés das 40 horas semanais, os servidores poderão cumprir jornada de seis horas corridas diariamente. A decisão foi aplaudida por todos que acompanhavam a reunião, inclusive os que viram o encontro pela internet.
“Lutamos muito por este momento e sabemos que o resultado poderia não ter sido este caso a categoria não fosse à luta”, afirmou o coordenador geral do Sintfub, Antônio Guedes. “Além de beneficiar a categoria, que agora terá tempo para investir em questões como capacitação, a flexibilização da jornada de trabalho beneficia toda a comunidade universitária”, avalia Eurides Pessoa, também coordenadora geral do Sindicato.
O prazo estabelecido para que o processo de flexibilização seja completamente implantado na UnB é de 180 dias. Entretanto, os setores que optarem por adotar a decisão do CAD antes disso, poderão fazê-lo. Neste período, uma Comissão composta por 10 integrantes, entre eles dois representantes dos técnico-administrativos, analisará o processo de implementação da flexibilização da jornada de trabalho.
A contrapartida da reitoria da UnB para a flexibilização da jornada é a utilização de ponto eletrônico. A iniciativa não é defendida pelo Sintfub, mas já teve o aval da maioria dos servidores técnico-administrativos.
O reitor da UnB, José Geraldo Júnior, lembrou que a flexibilização da jornada pode ser suspensa caso a avaliação do processo, seis meses após ser implantado, não seja positiva. Entretanto, o professor Jean-Louis le Guerroué anunciou bons resultados do processo que corre em caráter experimental no campus de Planaltina. “Em Planaltina o resultado da experiência foi completamente positivo. Já se pôde ver inclusive mais motivação dos servidores”, disse.
Fonte: Página do SINTFUB – http://www.sintfub.org.br