No dia 19 de novembro foi realizada uma reunião entre a direção do SINT-IFESgo juntamente com sua Assessoria Jurídica e os técnico-administrativos dos laboratórios do Campus de Catalão. A reunião teve por objetivo discutir sobre os encaminhamentos a serem dados no que diz respeito a explosão de uma autoclave do laboratório de Microbiologia,o aparelho é utilizado para a esterilização de materiais contaminados. Embora o acidente não tenha gerado feridos, a técnica que trabalha no referido laboratório está grávida e ficou em estado de choque.
Houve denuncia de que o Centro de Gestão de Espaço Físico da UFG não aceita opiniões dos docentes e técnicos que ali trabalham o que caracteriza desrespeito às normas de segurança que protegem o trabalhador.
Foram identificadas, ainda, diversas situações nos laboratórios, caracterizando problemas relativos a elaboração dos projetos estruturais realizados pelo CEGEF, que não levaram em conta as normas de segurança do trabalho.
Outra irregularidade encontrada consiste na ausência de equipamentos de proteção individual – EPIs. Os trabalhadores têm que adquirir com recursos próprios luvas, máscaras e, por vezes, até detergente.
A falta de manutenção periódica dos equipamentos também ficou evidenciada na ausência de registros de inspeção dos órgãos técnicos, sem contar com a falta de exames periódicos nos trabalhadores, conforme determina a legislação.
O sindicato está tomando às providencias no sentido de comunicar aos órgãos fiscalizadores competentes para providencias cabíveis em defesa da segurança dos trabalhadores lotados nestes laboratórios.